sábado, 30 de abril de 2011

Seminário de todos nós

Lembrar o Seminário, que prazer!
Retemos na memória o belo ensino
Falando do humano e do divino
Professando a ciência e o saber...

Para quem não sabia quase ler
Pouco a pouco deixou de ser menino
Passou a intuir com muito tino
Homem é filho de Deus, basta crer!

Muitos não terminaram o caminho
Mas não esmoreceu neles carinho,
Singraram noutro lado vida fora...

Alguns outros subiram ao altar
Juntos, estão connosco a celebrar
Saudade e encanto nesta hora!

(Nuno de Santa Maria Pascoal)
Castro Daire, 30 de Abril de 2011
ENCONTRO NACIONAL DA ASEL

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Homenagem aos que entraram há 75 e 50 anos no SEMINÁRIO de Resende



Dos registos e contactos de que dispomos fica a lista dos aselistas que vão ser homenageados no ENCONTRO e que confirmaram presença:


BODAS DE DIAMANTE
JOAQUIM ALVES PEREIRA 
SIMÃO MORAIS BOTELHO


BODAS DE OURO
Adalmiro Botelho da Fonseca
António Manuel Coelho Seixas
António Pereira Mendes
Carlos de Oliveira e Silva
Helder César Gonçalves Ferreira
Maximino de Oliveira Ferreira



quinta-feira, 21 de abril de 2011

RECORDAR ENTRADAS DE HÁ 75, 50 & 25 ANOS ATRÁS

Em cada ano, em cada ENCONTRO, recordamos colegas, reavivamos o passado e, em particular, assinalamos na memória os colegas que "comemoram" as BODAS DE DIAMANTE (75 anos-entrada no Seminário em 1935) as BODAS DE OURO (50 anos - entrada no Seminário em 1960) ou as BODAS DE PRATA (25 anos - entrada no Seminário em 1985), tendo como referência o ano de ingresso no Seminário de Resende.
Este ano trazemos à nossa MEMÓRIA estes colegas, os que estão vivos e os que já partiram, para recordar e honrar o nosso passado através de pequenos gestos no presente.

BODAS DE DIAMANTE<<<<
BODAS DE OURO<<<<                                    CONSULTAR LISTA DE INSCRITOS AQUI<<<<
BODAS DE PRATA<<<<



sexta-feira, 15 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

RECORDAR O ENCONTRO DE 2010 NO SEMINÁRIO DE RESENDE

A viver o ambiente preparatório para o nosso ENCONTRO NACIONAL deixamos aqui algumas fotos para recordar o ENCONTRO de 2010 no Seminário de Resende.
Fica o apelo para a INSCRIÇÃO a quem ainda não a fez.


FOTOS DE 2010_ AQUI<<<

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ENCONTRO NACIONAL_INSCRIÇÕES

Caro amigo aselista
Continuam as inscrições para o ENCONTRO NACIONAL em Castro Daire, dia 30 de Abril.
Há já um número considerável de inscritos.
Não deixes passar esta oportunidade de reencontrares velhos amigos e de reavivar as nossas memórias.
Se ainda não te inscreves-te, podes fazê-lo.
Podes também consultar a lista de inscritos à data de 25 de Abril.

(A lista está em constante atualização)
CONSULTAR LISTA DE INSCRITOS<<<<

(NOTA: este espaço é aberto à participação de todos os aselistas que podem enviar trabalhos/notícias para o email da ASEL - asel.seminario@gmail.com - para serem publicados após aprovação da Direção)

JORNADAS DE PROMOÇÃO VOCACIONAL

ARCIPRESTADO DE VILA NOVA DE PAIVA
 DIOCESE DE LAMEGO
6 de Novembro de 2010 a Junho de 2011

No seguimento do programa anteriormente delineado, realizaram-se nos dias 2 e 3 do corrente mês, em Alhais, as Jornadas de Promoção Vocacional, promovidas e dinamizadas pelas equipas formadoras dos Seminários de Lamego/Resende e seus seminaristas, com a colaboração da Asel – Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego.  
Na tarde do dia 2, a equipa formadora e seminaristas de Resende estiveram presentes com as crianças da catequese, elucidando-os sobre a vida nos seminários, abordando o tema das vocações e terminando a sua acção com a celebração da Eucaristia na igreja matriz.
No dia 3 foi celebrada Eucaristia tendo sido presidida pelo Pe. José Fernando, vice-reitor do Seminário de Lamego, coadjuvado pelo pároco local, Pe. Jorge Freitas. Na homilia interpretou as leituras e o evangelho fazendo a sua ligação com as vocações a vários níveis e desafiou os pais a questionar os seus filhos sobre uma possível visita ao Seminário, para conviverem com os seminaristas e tomarem conhecimento da realidade do dia-a-dia dos alunos ali residentes e do trabalho da sua equipa formadora. Passou a palavra ao Luís Rafael, aluno do lº ano de Teologia do Seminário de Lamego que, de uma forma muito clara, concreta e esclarecedora deu o seu testemunho de vida vocacional e de vivência do seminário, ajudando a quebrar alguns tabus sobre o que é a vida nessas instituições.
No momento de acção de graças foi dada a palavra ao presidente da ASEL que, muito resumidamente, partilhou o seu testemunho de vida com a assembleia que enchia o templo. Começou por explicar o que era a Asel, quem a constituía e qual a sua finalidade na diocese e que, para além de promover o convívio entre os seus associados, pretende manter e fazer perdurar o carisma de ex-alunos em convergência com os seminários. Enalteceu a formação que ali lhe foi ministrada -  académica, cívica e moral - e vincou a sã convivência entre alunos e professores. Foram ensinamentos que o orientaram ao longo de toda a sua vida social, familiar e profissional. Apelou aos pais para falarem com os seus filhos e entusiasmá-los a fazer uma visita ao Seminário para que, em convívio com os seminaristas, possam fazer melhor as suas opções futuras. Para terminar, pediu aos pais que tivessem muita atenção na orientação da formação dos seus filhos.
 Um especial reconhecimento para o trabalho da acção pastoral do pároco, pois é notório o seu envolvimento com a comunidade, visível no elevado número de jovens presentes, na sua maioria membros do grupo coral que solenizou a Eucaristia. Depois da saudação final, o Pe. Jorge convidou todos os presentes a participar no convívio/almoço que, como é apanágio destas terras, pôs em evidência a forma de bem receber das suas gentes.
                  A direcção da ASEL

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fátima: Vigília mundial de oração prepara beatificação de João Paulo II

O santuário de Fátima junta-se a outros santuários do mundo numa vigília de oração, dia 30 de abril, em preparação para a beatificação de João Paulo II.

No próximo dia 1 de maio, Bento XVI presidirá, no Vaticano, à beatificação do seu antecessor, João Paulo II e santuário de Fátima associa-se “em júbilo a várias celebrações e iniciativas que estão a ser preparadas, algumas com expansão mundial” – avança um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo santuário de Fátima.

Na noite de 30 de Abril, às 20:00 de Lisboa, numa organização do Vicariato de Roma, o mundo vai unir-se em oração Intitulada «Totus Tuus – vigília de oração em preparação da beatificação de João Paulo II», a iniciativa terá um forte impacto e juntará cinco lugares diferentes, através da televisão: basílica de Guadalupe (México), santuário de Kawekamo (Tanzânia); santuário de Fátima (Portugal); Cracóvia (Polónia) e santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Beirute.
Em cada uma destas cidades será “recitado um mistério do Rosário, difundido em tempo real pelo Centro Televisivo do Vaticano para todo o mundo” – lê-se no comunicado.
Em Roma, a partir do Circo Massimo, presidirá à vigília o cardeal Agostino Vallini, vigário de Bento XVI para a diocese de Roma.
O Santuário de Fátima acolheu com “muita alegria o convite para esta oração, porque será mais um momento para lembrar e homenagear João Paulo II” – sublinha.
D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, presidirá em Fátima a este momento.

(Agência Ecclesia)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Mensagem do Reitor do Seminário Maior de Lamego

Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego

17 de Setembro de 1961   

50 ANOS
 17 de Setembro de 2011

Estamos a preparar a Celebração do 50 Anos da abertura do actual Seminário Maior de Lamego, ocorrida a 17 de Setembro de 1961, que desejamos seja ocasião jubilar, oportunidade de encontro entre todos aqueles que aqui cresceram, de reacendimento vocacional e de definição das funções que o     edifício pode vir a conceder.
Neste sentido, convidamos todos os antigos alunos, desde já, a procederem ao agendamento do dia 17 de Setembro de 2011 - Comemoração do Cinquentenário; dia 28 de Janeiro de 2012 - dia de S. Tomás de Aquino; 19 de Março de 2012 - dia de S. José;  Encontro de Antigos Alunos (em data a anunciar no próximo Encontro Nacional). Oportunamente divulgaremos informação mais detalhada sobre todo o Programa das Comemorações.
Solicitamos, ainda, a todos os membros da ASEL que nos enviem as fotografias que considerem ilustrativas de momentos e factos significativos, retratos de curso, espaços (acompanhadas de uma nota explicativa: ano, nomes, actividade…) cujo conteúdo há-de avivar a memória e acalentar o júbilo de tantos que, ao longo dos últimos 50 anos, aqui encontraram a Casa e a Escola Sacerdotal.
Com estima
                                                   O reitor:
                                                   Pe. Paulo Alves

sábado, 2 de abril de 2011

50 anos do Seminário Maior de Lamego

É já em Setembro que se vão comemorar os 50 anos do Seminário Maior de Lamego (edifício da Rina).
Aqui vamos também falar muitas vezes deste tema que é "obrigatório" para nós.
Um espaço de memória, de partilhas e... muitas saudades!

Encontro da ASEL em orgãos oficiais da Diocese

O Encontro da ASEL está devidamente publicitado nos órgãos de comunicação (on line) oficiais da Diocese de Lamego. Esta ligação com a Diocese permitirá que a informação chegue de forma mais eficaz aos seus destinatários: Congratulamo-nos com a abertura da Diocese às novas tecnologias e agradecemos o contributo do responsável pelo Gabinete de Imprensa (Pe.Alfredo) pela disponibilidade e colaboração demonstrada.
Um trabalho meritório este de estar presente através das novas tecnologias.
Para consultar o site oficial da diocese de Lamego aqui
Para consultar o blog oficial da Diocese de Lamego aqui

Mensagem do Presidente da Direcção

Ainda no âmbito do nosso Encontro Anual em Castro Daire, dia 30 de Abril, está em anexo a Mensagem do Presidente da Direção alusiva a este evento.
Mensagem do Presidente da Direção>>>