segunda-feira, 27 de junho de 2011

(Nova)Bandeira do Seminário de Lamego

A bandeira do Seminário Maior de Lamego é um símbolo representativo que, nos seus elementos, evoca expressivamente a natureza e a missão do Seminário.
As cores - o branco e o amarelo - são as cores de uma outra bandeira, um verdadeiro estandarte da fé: a Bandeira da Cidade Estado do Vaticano, à qual nos ligam os laços da comunhão eclesial e os vínculos da fé confirmada por Pedro.
Na Tiara Pontifícia, no Báculo e na Cruz Papal que ocupam o centro da Bandeira, está representado o ministério pastoral de Pedro e dos seus sucessores, pelo qual os seminaristas devem nutrir um verdadeiro amor, assumindo como regra de fé o magistério da Igreja que é Mãe e Mestra da verdade.
Sobre as insígnias pontifícias, aparecem Jesus, Maria e Ana, padroeiros do Seminário Maior. A Eles se confiou o Seminário desde o seu início, esperando receber do seu poderoso patrocínio os dons e as graças do Alto. Sob o seu exemplo modelar, quer também o Seminário continuar a crescer.
Do lado direito pendem as armas da Cidade de Lamego, símbolo do povo a cujo serviço o seminário se destina.
No flanco esquerdo, vê-se o brasão do Sr. D. Agostinho de Jesus e Sousa (1922-1942). “As armas episcopais deste Prelado estão pintadas na bandeira do Seminário Maior de Lamego[1]. Escudo de prata, uma águia, de negro, carregada de um escudete de azul, sobrecarregado de um coração de vermelho, coroado de espinhos, de negro, e encimado por uma pequena cruz, de branco; na dextra, segura um tinteiro, de negro, e na sinistra uma pena, de castanho; das garras da águia pende uma fita de cor de rosa, atando um livro, de vermelho, carregado de um “S” de ouro; sob este livro, à dextra, um ramo de açucena, florida de sua cor, que na base ostenta o monograma de Nossa Senhora, de ouro e envolvido por um halo do mesmo; à sinistra, um ramalho de carvalho, de verde. A águia de Hipona, porque é representado Santo Agostinho, recorda o onomástico do Prelado, o coração evoca Jesus e o “S” do livro quer dizer Sousa.
Na parte inferior, a identificação do seminário e a indicação dos grandes valores a cultivar: DEUS e a PÁTRIA.
==================================================================
NOTA: Face à dificuldade de restauro da Bandeira original e à preocupação de a preservar, foi feita uma cópia de excelente qualidade, oferta do aselista Manuel Pereira Filipe, natural de Penude.


[1] - Revista Beira Alta, 1977, Vol. XXXVI, Éden Gráfico – Viseu

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vale a pena ver!

Vale a pena ver este vídeo, com muita qualidade, sobre a Igreja Católica: um resumo muito bem feito sobre o papel da Igreja no mundo. Ver e divulgar!
Nós temos um papel fundamental na divulgação do que somos e do fazemos; do testemunho da nossa fé em ações. Por isso, não deixes de ver! Vais gostar!


ver vídeo aqui<<<<<




quinta-feira, 16 de junho de 2011

«A Sabedoria» - Um Livro do Pe. Paulo Alves

Na Aula Magna do Instituto Piaget, em Viseu, teve lugar no dia 7 de Junho o lançamento do livro –«A Sabedoria - Definição, Multidimensionalidade e Avaliação» do Pe. Paulo Alves.
A apresentação de um livro e a sua colocação à disposição pública, (quando o fim não é essencialmente comercial), é sempre um ato de humildade pessoal, coragem inteletual e cedência cultural.
  A cultura, o saber, a ciência e a sabedoria são património da comunidade e não reserva protegida dos seus detentores. Nestes termos é quase um dever imperativo partilhar e ceder à comunidade o saber por parte de quem o tem. As mil formas de o fazer têm o seu expoente máximo na apresentação em letra de forma e especialmente a sua publicação em livro.
Certamente assim pensou e por certo assim atuou o Pe. Paulo Alves ao publicar em livro a sua tese de doutoramento.
(...)
A obra chama-se -«A Sabedoria»-.
Como diria hoje Camões, sabedoria, imagine-a quem não puder entendê-la mas é melhor entedê-la do que imaginá-la.
(...)
«A Sabedoria», este livro do Pe. Paulo Alves não é mais um livro, mas « o livro» de análise cuidada, tema atual, investigação consistente  e divulgação necessária onde encontramos e é testada pela primeira vez em Portugal uma Escala Sobre a Sabedoria (ESS) da sua autoria.
Uma tese de doutoramento é sempre um trabalho exaustivo de profundidade e investigação garantidas que atesta a capacidade, atualidade, e visão do seu autor.
(...)
«Eu, sabedoria, habito com a prudência, possuo a ciência e a reflexão». (Prv. 8,12)
...Tal a profundidade deste livro...tal a preocupação do Pe. Paulo Alves a quem deixo  o meu público louvor  e sinceros parabéns.      
Adão Sequeira   
(Senhora da Hora, Junho 2011)


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Falecimento do Dr. Albino Brito de Matos

Faleceu ontem, 12 de Junho de 2011, pelas 22H30, o Dr. Albino Brito de Matos, aselista empenhado e participante assíduo dos Encontros e atividades da nossa Associação.
O Dr. Albino Brito de Matos exerceu a actividade de  advogado entre 1958 e 1977, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de 1981 a1993 e destacou-se,  sobretudo,  como presidente da Câmara de 1976 a 2001. Na política ativa durante 25 anos, o Dr. Albino Brito de Matos dedicou-se de forma excepcional ao concelho de Resende tendo realizado grandes obras, das quais de destaca a construção da Ponte da Ermida inaugurada no ano de 1998.
O funeral  realizar-se-á amanhã, 14/06/2011, pelas 17H00, na Igreja Matriz de Santa Maria de Cárquere.
A ASEL apresenta a toda a família as mais sentidas condolências e presta uma homenagem de sentida gratidão pelo testemunho de vida e pelo contributo prestado em prol da sociedade civil e da nossa Associação.  


TESTEMUNHOS
1.
É sempre com grande tristeza que vimos partir um AMIGO, um ASELISTA e um Homem. Tive com ele contactos pessoais intensos e nas diversas idas a sua casa ou mesmo nos encontros da nossa ASEL era alguem que sempre se preocupava em cumprimentar-me e trazer-me aquela força de que por vezes se necessita para uma organização seja ela qual for. Partiu um grande Aselista. Recordo os seus sonetos, recordo os livros que sempre oferecia para a Sala Asel, recordo os livros que disponibilizou aquando dos 25 anos da Asel e quando estivemos no Santuário de Fátima. (António Cândido)
2.
O Rotary Club de Resende prestou homenagem pública a Albino Brito de Matos,(...) Com esta homenagem, o Clube pretendeu manifestar o reconhecimento público ao advogado, ao dirigente associativo, ao poeta e, sobretudo, ao autarca que desempenhou as suas funções com uma dedicação excepcional, com uma grande capacidade de trabalho, com um elevado padrão de ética e com a humildade que tanto o caracteriza. (Rotary Club de Resende in http://www.faroldanossaterra.net/)
3.
Já sem saber contar bem o tempo, neste outono da vida, com o Sol  a cair até se esconder no fundo do mar, fico supreedido com a noticia sobre o falecimento do Sr. Dr. Albino de Matos. Com o seu admirável testemunho, sempre soube honrar a obra dos Seminários, sementeira de amizades imortais na delicadeza e no respeito por um nobre ideal. Na morte de um amigo, um pedaço de mim também cai com uma lágriam de saudade. Comunhão de sentimentos deste esquecido «Pobre Peregrino».(J.Veríssimo)
4.
Não posso estar no funeral. Estou em Fátima nas Jornadas dos Bispos Portugueses, mas rezarei pelo grande e bom Amigo que desde criança conheço e me habituei a admirar e a estimar. Guardo como dom e bênção um belo soneto com que ele me distinguiu na sua generosidade a quando da minha nomeação episcopal.
Peço(-te) que transmitas a toda a Direcção ASEl a minha comunhão solidária e o meu pesar por Este Grande Amigo ASEL.
(D.António, Bispo de Aveiro)

5.
Guardo na memória a imagem do Homem que transmitia uma imensa dignidade pela presença, pela palavra e pelo testemunho da sua vida. A ASEL perdeu um amigo mas Resende viu partir um dos seus filhos mais ilustres.(António Regadas)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Encontro-Convívio das cerejas

Desde o dia 14 de Maio, aquando da reunião da Direção para definição do Regulamento do concurso para a letra do Hino da ASEl, que ficara prometido juntarmo-nos em "casa" do nosso Presidente para apanhar umas cerejas e, já que lá estávamos, porque não, um convívio que é coisa que faz sempre bem à gente e que ajuda a cimentar os laços de amizade e de união.
Se bem foi dito, melhor se fez!
Fica o registo fotográfico, para mais tarde recordar, e um agradecimento ao anfitrião que tão amável e gentilmente nos acolheu.

Lançamento do Livro “A SABEDORIA – Definição, Multidimensionalidade e Avaliação”

No passado dia 7 de Junho, teve lugar na Aula Magna do Instituto Piaget em Viseu, o lançamento do livro “A SABEDORIA – Definição, Multidimensionalidade e Avaliação e Avaliação”, tese de doutoramento do Padre Doutor Paulo Jorge Alves, Reitor do Seminário Maior de Lamego.
A apresentação, integrada na VI Jornada de Psicologia “Saber e Intervir”, promovida por aquela Instituição de Ensino Superior, ocorreu perante numerosa e distinta assistência constituída por colegas, familiares, amigos e alunos do Pe. Paulo Alves.
O solene ato académico e cultural iniciou-se com a intervenção dos Professores Doutores das Universidades de Coimbra e Porto,  respetivamente Luisa Morgado e José Barros Oliveira, que orientaram a tese de doutoramento que agora se publica.
O Pe. Paulo tomou de seguida a palavra e “brindou” a assistência com uma “lição” sobre o “enquadramento teórico” e algumas das perspetivas atuais da SABEDORIA. Aguçou o apetite para que, quem quiser “saber” mais, adquira e leia o livro.
No final, foi naturalmente cumprimentado por todos os presentes e foi deixando a cada um uma mensagem de estima e gratidão à medida que ia autografando os exemplares adquiridos.
A ASEL, mais uma vez, reitera ao Pe. Paulo – aselista empenhado desde a primeira hora – os parabéns da Associação e augura que esta seja a obra-prima - a primeira, de outras que se lhe sigam.
A  Direcção da ASEL