segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa


Celebrar e viver o Concílio Vaticano II

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

in Agencia Ecclesia
De 16 a 19 de abril de 2012 esteve reunida, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 179.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com a presença do Núncio Apostólico, Arcebispo D. Rino Passigato. Participaram também a Presidente e o Vice‑presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS).
Tendo ocorrido, no passado dia 16, o 85.º aniversário do nascimento do Papa Bento XVI e celebrando-se hoje o 7.º aniversário da sua eleição ao Pontificado, a Assembleia manifestou a sua comunhão com o Santo Padre, agradecendo em oração a sua vida e intensa ação apostólica.

2. Aberto à comunicação social, o início da primeira sessão constou do discurso de abertura do Presidente da CEP, D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Fez uma particular referência à grata memória do Sr. Bispo Emérito de Beja, D. Manuel Falcão, falecido a 21 de fevereiro, que foi grande obreiro deste órgão de entreajuda colegial. Recordou três propostas que o Papa Bento XVI dirigiu aos Bispos e a todo o Povo de Deus, para a ação pastoral da Igreja: Nova Evangelização, Ano da Fé e 50º aniversário do Concílio Ecuménico Vaticano II. Fez ainda algumas considerações sobre os desafios do momento que atravessa o nosso País, a que importa responder com a coragem da verdade, recordando a prioridade do bem‑comum e a busca da justiça e da paz social.
3. A Assembleia aprovou uma Nota Pastoral intitulada «Celebrar e viver o Concílio Vaticano II (consultar aqui)!».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue