sábado, 8 de setembro de 2012

Fórum: identidade e missão!


A todos os Antigos Alunos dos Seminários Portugueses

O equilíbrio e a qualidade da nossa experiência existencial está indiscutivelmente associada ao reportar das experiências passadas, sobretudo àquelas que nos marcaram de forma mais significativa. Estando a identidade intrinsecamente associada à memória, cada ser humano acaba por experienciar e produzir, em muito, na atualidade do tempo, aquilo que foi a sua história de vida. São experiências, valores, aprendizagens, contextos, dificuldades e vitórias que ao longo do tempo concorreram para a estrutura da “pessoa”. Neste sentido, a adolescência e a juventude revestem-se de uma particular apetência para o registo de marcas que, na vida de cada um de nós, se tornam atemporais, assim como, entre todas, a dimensão espiritual qualifica de forma substancialmente diferente a caminhada daqueles que em conjunto partilharam o mesmo espaço, o mesmo tempo e o mesmo ideal.
A UASP- União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, numa iniciativa humanamente meritória e eclesialmente promissora, promove um (re)encontro de “Amigos” para todos aqueles que um dia trilharam os caminhos da formação sacerdotal nos seminários de Portugal. O espírito que assiste este Fórum é a consciência do valor que se encontra nos Homens formados ao jeito de Jesus Cristo, na necessidade de reavivarmos ou provermos uma identidade cristã e a identificação das oportunidades que em conjunto poderemos assumir e alcançar. A nossa identidade e missão serão certamente reencontradas e promovidas.
A ASEL – Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego rejubila com a oportunidade de poder acolher tão auspiciosa iniciativa. Sentimo-nos profundamente tocados pelo Espírito que nos reúne e tudo faremos para que todos usufruam da oportunidade de regressar ao berço da identidade que nos une, à fonte que continua a alimentar a nossa vida. Estas terras à Beira-douro plantadas, património mundial e alfobre de tantas vocações, estarão prontas para acolher e proporcionar aos Antigos Alunos dos Seminários de Portugal, nos próximos dias 22 e 23 de setembro, no preâmbulo de um ano pastoral que será dedicado à fé, a oportunidade de bem refletir sobre o lugar dos membros da UASP na Igreja e na sociedade.
Contamos com muitos…
O Presidente da ASEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue