segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hino da Asel - Melodia

Disponibilizamos uma execução da música da proposta do HINO da ASEL. Pode ajudar na interpretação da partitura para os menos dotados na arte musical.
Entretanto, logo que nos seja possível disponibilizaremos uma versão de música com letra


 Melodia pode ser ouvida aqui


Letra





sábado, 28 de abril de 2012

Aselista lança livro

Dia 3 de maio na Feira do Livro, em Lisboa. Uma semana em cheio para a família aselista que culmina no fim de semana (sexta e sábado) com o Encontro Nacional no Seminário de Lamego


quinta-feira, 26 de abril de 2012

HINO ASEL

A ASEL tem um HINO que passará, após o dia do Encontro Nacional, a ser oficialmente entoado como o HINO ASEL.
Com o intuito de se divulgar quer a música, quer a letra, ambas da autoria de um aselista, e de modo a facilitar a entoação do mesmo no dia do Encontro ficam aqui disponíveis a letra e a partitura do Hino.

Divulgação Oficial

A ASEL divulga oficialmente o convite para o lançamento do livro "Da minha Janela"
(para ver ampliado "clica" na imagem)

    Nota: a imagem do convite corresponde à capa do livro.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa


Celebrar e viver o Concílio Vaticano II

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

in Agencia Ecclesia
De 16 a 19 de abril de 2012 esteve reunida, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 179.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com a presença do Núncio Apostólico, Arcebispo D. Rino Passigato. Participaram também a Presidente e o Vice‑presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS).
Tendo ocorrido, no passado dia 16, o 85.º aniversário do nascimento do Papa Bento XVI e celebrando-se hoje o 7.º aniversário da sua eleição ao Pontificado, a Assembleia manifestou a sua comunhão com o Santo Padre, agradecendo em oração a sua vida e intensa ação apostólica.

2. Aberto à comunicação social, o início da primeira sessão constou do discurso de abertura do Presidente da CEP, D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Fez uma particular referência à grata memória do Sr. Bispo Emérito de Beja, D. Manuel Falcão, falecido a 21 de fevereiro, que foi grande obreiro deste órgão de entreajuda colegial. Recordou três propostas que o Papa Bento XVI dirigiu aos Bispos e a todo o Povo de Deus, para a ação pastoral da Igreja: Nova Evangelização, Ano da Fé e 50º aniversário do Concílio Ecuménico Vaticano II. Fez ainda algumas considerações sobre os desafios do momento que atravessa o nosso País, a que importa responder com a coragem da verdade, recordando a prioridade do bem‑comum e a busca da justiça e da paz social.
3. A Assembleia aprovou uma Nota Pastoral intitulada «Celebrar e viver o Concílio Vaticano II (consultar aqui)!».

domingo, 22 de abril de 2012

Encontro Nacional _ Bodas de Ouro e Diamante

Voltamos a publicar as listas dos aselistas que comemoram 75 e 50 anos de entrada no Seminário de Resende.
A ASEL quer homenageá-los no Encontro Nacional!
Contamos com a presença de quem puder e tiver gosto em participar.
Da nossa parte, será uma honra e uma alegria receber-vos.
Informações e inscrições para o email da ASEL (asel.seminario@gmail.com) ou para o Avelino Alves Pereira - tlm 962 748 871
Consulta aqui as listas:
Aselistas a comemorar 75 anos de entrada em Resende
Aselistas a comemorar 50 anos de entrada em Resende



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bento XVI comemora hoje 7 anos de Pontificado


O Coro e a Orquestra Gewandhaus, da cidade alemã de Leipzig, executam hoje no Vaticano, às 18h00 (menos uma em Lisboa), um concerto por ocasião do 85.º aniversário de Bento XVI, celebrado na segunda-feira.
A celebração motivou uma visita privada do primeiro-ministro italiano, Mario Monti, na tarde de quarta-feira; já a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, enviou uma mensagem de felicitações em nome do presidente Barack Obama em que se elogiava o trabalho do Papa para “unir povos de diversas fés” no credo comum da paz (AE).

Defesa da família é melhor saída para a crise


O presidente do Conselho Pontifício para a Família (CPF), organismo da Santa Sé, defende os modelos familiares tradicionais e o aumento do valor dado ao relacionamento entre as pessoas como caminhos de saída para a crise.
“Os indicadores sociais revelam que à medida que se empobrece a qualidade das relações familiares cresce também a necessidade de consumir coisas; assim cresce o endividamento das pessoas, das famílias e do Estado”, alertou o cardeal Ennio Antonelli, em entrevista hoje publicada pela Agência ECCLESIA.
Para o responsável do Vaticano, que passou esta semana por Portugal, “a crise económica obriga a repensar este modelo de desenvolvimento, este estilo de vida”.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jornal da ADASA - Nº 34 abril '2012

Publica-se aqui a edição nº 34 do Jornal da nossa congénere ADASA (Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Aveiro). Tal como nós, também eles promovem o Encontro Nacional no dia 5 de maio.
Jornal da ADASA

A prática religiosa em Portugal. Estudo da CEP feito pela UCP.


O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura oferece o relatório do estudo “Identidades religiosas em Portugal: representações, valores e práticas”, apresentado na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que decorre de 16 a 19 de abril e divulgado à Comunicação Social esta quarta-feira.

Publicam-se todos os quadros e gráficos da investigação conduzida pela Universidade Católica Portuguesa, sem outros elementos que não as legendas e a descrição técnica.
Todos os dados aqui!
Videos de notícias da Agencia Ecclesia aqui!
Notícia da Agencia Ecclesia



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Parabéns D. António Couto!


Em 18 de Abril de 1952, em Vila Boa do Bispo, certamente ninguém diria que o recém nascido António José da Rocha Couto viria a ser o  Bispo de Lamego. Hoje, temos a Graça de o ter entre nós e a comemorar, pela primeira vez como Bispo de Lamego, o seu aniversário. Uma data redondinha a que se associam nas orações e nos votos de felicidades todos os fiéis da Diocese de Lamego e, naturalmente, os ex-alunos dos Seminários da nossa Diocese.

Parabéns D. António Couto e que Deus o conserve muitos anos entre nós.

Uma das formas disponíveis para fazer chegar a D. António os votos de parabéns é colocar um comentário aqui no blogue, nesta postagem. Há que aproveitar, então.

Para mais informações sobre o nosso Bispo (in http://www.ecclesia.pt/anuario/)

BISPO
NomeAntónio José da Rocha Couto
DioceseLamego
Data Nascimento18-04-1952    Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, Porto
Data de Ordenação Presbiteral03-12-1980
Nomeações1963/10/02 - Entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova
Os primeiros anos de sacerdócio foram vividos no Seminário de Tomar, acompanhando os alunos do 11.º e 12.º anos. No ano lectivo de 1981-1982 foi Professor de Religião e Moral Católica na Escola de Santa Maria do Olival, em Tomar. Em 1982 fez o curso de Capelães Militares, na Academia Militar, e foi nomeado capelão militar do Batalhão de Serviço de Material, do Entroncamento, e, pouco depois, também da Escola Prática de Engenharia, de Tancos.
Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respectivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.
No ano lectivo de 1989-1990 foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Luanda. Regressou então a Portugal, e foi colocado no Seminário da Boa Nova, de Valadares, com o encargo da formação dos estudantes de teologia. É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano lectivo de 1990-1991.
De 1996 a 2002 foi Reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares. Foi também Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova de 1999 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral da mesma Sociedade Missionária da Boa Nova, cargo que ocupou até à data da sua Ordenação Episcopal, em 23 de Setembro de 2007.
Em 2004, João Paulo II nomeou-o como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.
É colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, tendo colaborado regularmente desde 2003, na sua qualidade de biblista.
É autor dos seguintes livros: Até um dia (poemas) 1987; Raízes histórico-culturais da Vila Boa do Bispo (1988); A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo Testamento (tese de doutoramento), 1990; Como uma dádiva. Caminhos de antropologia bíblica, 2002 (2.ª edição revista em 2005); Pentateuco. Caminho da vida agraciada, 2003 (2.ª edição revista, 2005). E também autor de inúmeros artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas.
Marca também presença habitual na Internet, no site www.boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia.
A 06 de Julho de 2007 foi nomeado, pelo Santo Padre Bento XVI, como Bispo auxiliar de Braga. Recebeu a ordenação episcopal a 23 de Setembro desse mesmo ano no Seminário das Missões, em Cucujães.
A 19 de Novembro de 2011, foi nomeado Bispo de Lamego, sucedendo a D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho que, no ano anterior, tinha completado 75 anos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Encontro Nacional 2012

Aproximam-se a passos largos os dias do Encontro Nacional.

A Lista de Inscritos e o Programa podem ser consultados aqui no blogue mas é hora de nos mobilizarmos todos para as inscrições de modo a facilitar o trabalho da organização do Encontro. Contamos com a presença, o apoio e a colaboração de todos.Esperamos, nesta reta final e ao espírito do bom português, ter uma "lista de inscritos que se apresente!"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Campanha da UNICEF!


A UNICEF alerta para o risco da morte de um milhão de crianças no Sahel, através de uma iniciativa internacional lançada na internet e nas redes sociaisUm milhão de crianças estão em risco e a UNICEF lançou uma campanha mundial para consciencializar e angariar fundos, para qual as suas sedes foram mobilizadas em todo o mundo. O objetivo da campanha é evitar uma catástrofe como a verificada no verão passado no Corno de África.
Em Londres, a campanha já arrancou. No metronas placas do menu do restaurante ou na mítica cabine telefónica vermelha. Londres está repleta de mensagensSahelNOW!(SahelAGORA).

A notícia sobre a crise alimentar iminente na região do Saara começou em dezembro passado. Mas a resposta até agora não tem sido suficiente, de acordo com as informações prestadas pelas organizações humanitárias que trabalham no terreno.





quarta-feira, 11 de abril de 2012

Encontro para famílias


Os Secretariados Diocesanos da Pastoral Vocacional e Familiar promovem, no dia 21 de abril, sábado, no Seminário Maior de Lamego, o II Encontro Formação para famílias designado Chamados ao Amor: Matrimónio Dom e Caminho.

Programa e ficha de inscrição >aqui<

terça-feira, 10 de abril de 2012

UASP-Programa Cultural


Será realizado nos dias 21 e 22 de abril. Quem quiser inscrever-se ainda o poderá fazer, mas terá se ser o mais rápido possível
Consulta o programa >>>aqui<<<
Ficha de Inscrição disponível >>>aqui<<<


Notícias de associados

Criamos uma nova rúbrica no blogue da ASEL com o intuito de difundirmos informação sobre associados. Caso haja algum acontecimento pessoal que achem por bem difundir  e dar a conhecer o nosso blogue está à disposição, com este cantinho. Abre-se este espaço com a notícia do falecimento de um associado, Pe Januário da Fonseca e Silva, com 90 anos. Esperamos ter aqui outro tipo de notícias, mais alegres e festivas, contando para isso com o contributo de todos, enviando a informação para asel.seminario@gmail.com

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Uma Páscoa com sentido

A propósito desta postagem, para endereçar votos de uma feliz Páscoa, fiz uma pesquisa de uma imagem no Google com a palavra "Páscoa" e, triste realidade, o que aparece são só imagens de coelhinhos, orelhudos ou não, e ovinhos de chocolate!!!! Experimentem fazer o mesmo e vão ver!
É o que se vê e se vende nos supermercados; é o que passa nas televisões, em publicidade; é o que a nossa sociedade de consumo desenfreado promove. Mas não é, certamente, este o sentido e o significado da Páscoa, que todos nós estudamos, sabemos e conhecemos.
Aproveito para deixar-vos os votos de que possamos viver uma verdadeira Páscoa, com sentido, com o significado profundo de Vida Nova, Renascida, com a esperança de que a Morte jamais vencerá.
Uma Páscoa com (o) sentido de Jesus Cristo, Ressuscitado, a nossa Páscoa!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Papa em Cuba

Há imagens que falam mais que mil palavras!
A propósito da recente viagem de Bento XVI a cuba deixamos algumas fotografias impressionantes!
Vê todas as fotos aqui



Encontro Anual _ Lista de inscritos

A LISTA DE INSCRITOS para o Encontro Nacional da ASEL será atualizada e publicada aqui periodicamente. Podes consultar e ficar a saber quem pretende, de forma antecipada, marcar presença neste Encontro - se bem que os de "última hora" se reservem sempre para o próprio dia.
Deixamos a todos um apelo para que façam a inscrição, atempadamente, para facilitar o trabalho da organização, utilizando endereço de email asel.seminario@gmail.com ou o telemóvel 962748871 (Avelino Pereira)
Lista sempre atualizada na Secção do blogue de ENCONTRO NACIONAL

domingo, 1 de abril de 2012

Semana Santa

Começa hoje a Semana Santa. Do Domingo de Ramos ao Dia de Páscoa decorrem dias intensos de meditação profunda sobre o grande Mistério da Fé Cristã, de modo muito especial, no Tríduo Pascal, onde o Sacramento da Eucaristia e o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus são vividos e celebrados no universo cristão. Também nós, cada um, em cada casa, possamos ter atitudes, gestos e vivências de fé consonantes com este grande Mistério da fé cristã.