terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ASEL em Resende na Comemoração do Dia de Nossa Senhora de Lourdes


A Direcção da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego reuniu, mais uma vez, no dia 16 de Março, no Seminário de Resende.
A data da reunião decorreu da presença dos seus membros nas cerimónias comemorativas do dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira daquele seminário diocesano.
Aproximando-se a data de mais um Encontro Nacional, a realizar em Resende no dia 4 de Maio, os assuntos tratados versaram a preparação do mesmo, nomeadamente a Assembleia Geral da ASEL, assim como os aspectos logísticos de que dependerá naturalmente o bom andamento das actividades.
Neste sentido, a Direcção aproveita este ensejo para incentivar todos os antigos alunos à inscrição na ASEL e aguarda também a sua participação activa. Queremos continuar a dinamizar fortemente a família aselista e criar laços mais profundos de amizade e fraternidade.
Pel’a Direcção da ASEL
Paulo Pereira Guedes




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Direção da ASEL reúne no Dia da Festa do Seminário de Resende

O Dia de Nossa Senhora de Lourdes - 11 de fevereiro- ocorreu este ano na segunda feira da "ponte" do Carnaval, dia pouco propício à celebração condigna à data festiva do Seminário de Resende uma vez que os Seminaristas estavam em suas casas, de férias.
Por este motivo a celebração do Dia do Seminário e da Festa de Nossa Senhora de Lourdes ocorrerá no próximo sábado, dia 16 de fevereiro, conforme o programa que se segue.
A Direção da Asel aproveita a ocasião para se associar à celebração do Dia de Nossa Senhora de Lourdes e reunir para relançar a programação das atividades para 2013.


Nossa Senhora de Lourdes


Onde Aconteceu: Em Lurdes na  França.

Quando: Em 1858.

A quem: À vidente Bernardete Soubirous, de 14 anos.

Lourdes é uma pequena cidade localizada no sudoeste da França, nos montes Pireneus, pertencente à diocese de Tarbes; um dos santuários marianos mais frequentados.  
No local das aparições passa o rio Gave; ao lado está o rochedo Massabielle. Esta rocha forma uma reentrância oval, que é a chamada gruta Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes no ano de 1858.
A vidente é Bernardete Soubirous, de 14 anos. Sua família era muito pobre. Esta jovem sofria de asma e tinha tendência à tuberculose. Foi uma rapariga quase sempre doente.
As datas das aparições foram:
No mês de fevereiro: Dias 11; 14; 18; 19; 20; 21; 23; 24; 25; 27; 28.
No mês de março: Dias 01; 02; 03; 04; 25.
No mês de abril: Dia 07.
No mês de Julho: Dia 16. (Na festa de Nossa Senhora do Carmo).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Renúncia ao pontificado é decisão «sem precedentes»


Cidade do Vaticano, 11 fev 2013 (Ecclesia) – O portal de notícias do Vaticano apresentou hoje a renúncia de Bento XVI ao pontificado como um facto “virtualmente sem precedentes” na história da Igreja Católica.
O site 'news.va' recorda que nos últimos 600 anos nenhum Papa tinha resignado, mas nos mais de 260 sucessores de São Pedro como bispo de Roma houve “pelo menos quatro” que deixaram o cargo.
Já o jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, sustenta que “na realidade, a reconstrução histórica dos casos em que um pontificado foi interrompido antes da morte do Papa conduz a pouquíssimas figuras e em nenhum caso a uma situação como a que se verificou com a decisão de Bento XVI”.

Conclave: Segredo e rituais próprios Sucessor de Bento XVI será 266.º Papa da Igreja Católica e tem de ser eleito por maioria de dois terços


Lisboa, 12 fev 2013 (Ecclesia) – A renúncia de Bento XVI ao pontificado, anunciada segunda-feira no Vaticano, vai levar os cardeais da Igreja Católica com menos de 80 anos a elegerem um novo Papa, processo marcado por rituais próprios.
O próximo conclave vai iniciar-se após 28 de fevereiro, em data a definir pelas congregações de cardeais, com os eleitores a tomarem Deus e os Evangelhos como sua testemunha num juramento de “segredo absoluto” sobre todos os procedimentos que irão ter lugar na Capela Sistina, do Vaticano.
Dos 117 cardeais em causa, 50 participaram no conclave de 2005 que elegeu Bento XVI; os outros 67 foram criados pelo Papa cessante.

Bento XVI: Cronologia do pontificado (2005-2009) Discursos, mensagens, audiências, viagens e outros acontecimentos


2005

Abril
19 - O cardeal Joseph Ratzinger é eleito como o novo Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Bento XVI. “Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram-me a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”, foram as suas primeiras palavras como Papa.
20 – Primeira mensagem do novo Papa. Bento XVI concelebra uma missa solene com os Cardeais que o elegeram, em Latim, na Capela Sistina, tendo afirmado “com força” a sua vontade de “prosseguir a obra do II Concílio do Vaticano” e de João Paulo II.
27 – Primeira audiência geral. Bento XVI sublinha raízes cristãs da Europa e explica a escolha do seu nome: “Bento evoca a extraordinária figura de São Bento, um ponto de referência para a unidade da Europa e as irrenunciáveis raízes cristãs da sua cultura e civilização”.

Maio
6 - O cardeal José Saraiva Martins informa que Bento XVI decidiu retomar a tradição de presidir só a cerimónias de canonização.
12 - Pela primeira vez no seu pontificado, o Papa concede uma audiência a todo o corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, num total de 174 representações.
13 – Na memória litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, Bento XVI anuncia o início imediato do processo de canonização de João Paulo II, 42 dias depois da morte do seu predecessor.
29 – Primeira viagem do pontificado: Visita Pastoral a Bari para a conclusão do XXIV Congresso Eucarístico Nacional italiano.

Junho
1 – O Papa anuncia a decisão de confiar à editora do Vaticano (Libreria Editrice Vaticana) a tutela de todos os direitos de autor e os direitos exclusivos de utilização económica dos seus escritos.
28 - Motu Proprio para a aprovação e a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

Julho
3 – Após a recitação do Angelus, Bento XVI pede aos países do G8 que adotem medidas concretas para "erradicar a pobreza e ajudar a um verdadeiro desenvolvimento de África".
7 - Bento XVI condena atentados terroristas que atingiram a cidade de Londres, classificando-os como “atos bárbaros contra a humanidade".

Agosto
17 de Agosto – Bento XVI manifesta-se “muito triste” pela morte do Irmão Roger, fundador da comunidade de Taizé, assassinado nessa localidade francesa.
18 a 21 – Primeira viagem do Papa fora da Itália. Bento XVI participa nas XX Jornadas Mundiais da Juventude, em Colónia (Alemanha)

Setembro
24 - Bento XVI recebe o teólogo Hans Küng (Tubingen), conhecido pelas suas posições polémicas relativamente ao ensinamento da Igreja. Segundo comunicado da Santa Sé, o Papa e Küng encontraram-se “num clima amigável”.
29 – A Congregação para as Causas dos Santos, presidida pelo Cardeal português D. José Saraiva Martins, publica uma comunicação sobre os novos procedimentos nos ritos de beatificação.
30 - Bento XVI visita o Hospital Pediátrico Menino Jesus, propriedade da Santa Sé.

Outubro
15 – O Papa reúne-se com cem mil crianças no Vaticano.
16 – O canal público polaco, TVP, transmite a primeira entrevista televisiva de Bento XVI.
23 – Encerramento do Sínodo dos Bispos e do Ano da Eucaristia convocado por João Paulo II. Bento XVI canoniza os primeiros santos do seu pontificado: o chileno Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952), os italianos Felice da Nicosia (1715-1787) e Gaetano Catanoso (1879-1963) e ainda os polacos Jozef Bilczewski (1860- 1923) e Zygmunt Gorazdowski (1845-1920). 


Dezembro
18 - Bento XVI efetua a sua primeira visita a uma paróquia, como bispo de Roma.
19 – O Papa comenta a onda de violência urbana que varreu a França e pede às sociedades europeias que sejam capazes de desenvolver políticas que integrem todos os cidadãos
25 – Primeiro Natal de Bento XVI como Papa. A mensagem de Natal e a bênção Urbi et Orbi, foi transmitida por 111 canais de televisão de 68 países; a Missa do Galo foi transmitida por 122 canais de televisão de 74 países.

2006
Janeiro
9 – No seu discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, o Papa evocou o risco de um “choque de civilizações” e frisou que nenhuma circunstância pode justificar os atos terroristas.
11 - Três dezenas de crianças, sobreviventes do massacre de Beslan, na Ossétia do Norte, encontram-se com Bento XVI no Vaticano.
12 - Bento XVI profere um discurso de apoio à família e à “vida nascente”, pedindo aos governantes que implementem políticas de apoio às mesmas.
16 – O Rabino-Chefe de Roma, Riccardo Di Segni, é recebido pelo Papa no Vaticano.
25 - Bento XVI publica a sua primeira encíclica, “Deus caritas est” (Deus é amor).

Março
1 - Uma mensagem de Bento XVI contra o racismo é lida no Estádio Artemio Franchi, em Florença, antes do jogo particular de futebol Itália-Alemanha.
13 - Bento XVI recebe no Vaticano o presidente egípcio Hosni Mubarak.
23 – Encontro com o Colégio Cardinalício. Bento XVI confirma a sua preocupação pela reconciliação com os seguidores de Monsenhor Lefèbvre, a Fraternidade São Pio X.
24 – Consistório público para a criação de 15 novos cardeais: oito europeus, três asiáticos, dois norte-americanos, um africano e um sul-americano.

Abril
9 – Celebração da Jornada Mundial da Juventude, na Praça de São Pedro. Início da primeira Semana Santa de Bento XVI como Papa.
22 – D. António Marto é nomeado bispo de Leiria-Fátima.

Maio
1 – Visita ao Santuário Amor Divino, nos arredores de Roma.
5 – Audiência concedida a Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
25 a 28 – Viagem  à Polónia, com visita ao campo de concentração de Auschwitz.

Junho
3 –Encontro com 400 mil membros de movimentos eclesiais e novas comunidades, na Vigília do Pentecostes.
10 – D. Ilídio Leandro é nomeado bispo de Viseu.
22 - Bento XVI nomeia um novo Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, que substitui o cardeal Angelo Sodano.

Julho
8 e 9 – Visita Pastoral a Valência (Espanha), para o encerramento do V Encontro Mundial das Famílias.
11 –Nomeação do Pe. Federico Lombardi como diretor da sala de imprensa da Santa Sé, substituindo Joaquín Navarro-Valls.
20 - Bento XVI convoca jornada de oração pela paz e pede esforços contra tragédia humana no Médio Oriente.
26 – O Vaticano participa, como convidado especial, na Cimeira internacional sobre o Líbano, em Roma.

Agosto
13 - Entrevista do Papa, concedida à Bayerischer Rundfunk (ARD), ZDF, Deutsche Welle e Rádio Vaticano.

Setembro
1 - Bento XVI visita o Santuário do Santo Rosto (Itália).
9 a 14 -Viagem  à Baviera (Alemanha).
17 - Bento XVI manifesta-se desolado pelas reações ao seu discurso em Ratisbona.
18 – A Santa Sé procede à abertura da totalidade dos arquivos do pontificado do Papa Pio XI (1922-1939).
21 – D. António Francisco dos Santos é nomeado bispo de Aveiro.
26 - O Vaticano anuncia a excomunhão do polémico Arcebispo emérito de Lusaka (Zâmbia), Emanuel Milingo, e dos quatro sacerdotes casados que ordenou bispos. 

Outubro
16 – Canonização de quatro novos santos.
19 – Visita a Verona (Itália).

Novembro
16 – Bento XVI reúne-se com os chefes de Dicastérios da Cúria Romana para uma reflexão sobre o celibato sacerdotal.
28 a 1 de Dezembro – Viagem  à Turquia, com visita à Mesquita Azul de Istambul.

Dezembro
25 – Nas celebrações de Natal, o Papa apela à paz no Médio Oriente, à defesa da vida e ao fim do fosso mundial entre ricos e pobres.

2007
Janeiro
11 - Bento XVI condena ataques à família na Itália, por causa da equiparação jurídica ao matrimónio de outras formas de união civil.

Fevereiro
22 – D. Manuel Clemente é nomeado bispo do Porto.

Março
8 – D. António Carrilho é nomeado bispo do Funchal.
13 - Exortação  pós-sinodal "Sacramentum Caritatis", sobre a Eucaristia.
18 - Visita ao o centro de detenção de menores de Casal del Marmo, em Roma.

Abril
4 – O cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, é nomeado ‘Carmelengo da Santa Igreja Romana.’
13 - Apresentação do primeiro volume do livro “Jesus de Nazaré”, de Joseph Ratzinger.
21 e 22 – Bento XVI faz a primeira viagem de 2007 fora do Vaticano, deslocando-se às cidades de Vigevano e Pavia, no norte da Itália.
27 - Ban Ki-Moon anuncia que Bento XVI aceitou o convite que lhe endereçou para visitar a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Maio
9-13 – Viagem  ao Brasil.

Junho
3 – O Papa proclama quatro novos santos.
17 - Visita do Papa a Assis (Itália).
26 - Bento XVI introduz uma alteração nas normas que presidem à eleição de um novo Papa, eliminando a possibilidade da escolha dos Cardeais ser tomada por maioria absoluta e não de dois terços.
30 - Carta do Papa aos Bispos, aos presbíteros, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos da Igreja católica na China.

Julho
7 - Bento XVI publica o Motu Proprio “Summorum Pontificum”, sobre a liturgia romana anterior à reforma de 1970.

Agosto 
19 – O Papa oferece 148 mil Euros às populações do Peru, atingidas por um violento terramoto.

Setembro
1 e 2 - Visita Pastoral a Loreto (Itália) por ocasião do Ágora dos jovens italianos.
7 a 9 – Visita pastoral à Áustria.
23 - Visita pastoral à Diocese de Velletri-Segni (Itália).

Outubro
12 e 13 – O cardeal Tarcisio Bertone preside, como legado pontifício, à dedicação da nova igreja da Santíssima Trindade e ao encerramento das comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima.
21 - Visita Pastoral a Nápoles (Itália).

Novembro
3 a 12 –Vaticano: Visita ‘ad Limina’ dos bispos de Portugal.
6 - Bento XVI recebe o rei Abdallah bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita.
24 e 25 – Consistório público ordinário para a criação de 23 novos cardeais. 
30 – Nova encíclica de Bento XVI, “Spe Salvi”.

Dezembro
25 – Bento XVI lembra dramas da humanidade na sua mensagem de Natal
26 – O Papa denuncia perseguição aos cristãos em todo o mundo.
28 - Bento XVI condena «brutal ataque terrorista» a Benazir Bhutto.
2008
Janeiro
8 – Nomeação de D. José Alves como arcebispo de Évora e de D. Amândio Tomás como bispo coadjutor de Vila Real, diocese de que tomaria posse a 17 de maio de 2011
15  - Bento XVI renuncia a visitar e proferir um discurso na universidade "La Sapienza", em Roma, após protesto de estudantes e professores.
31 - D. Joaquim Mendes é nomeado bispo auxiliar de Lisboa.

Abril
15-21: Viagem aos Estados Unidos da América e discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

Maio
7 - D. João Lavrador é nomeado bispo auxiliar do Porto.
17-18 - Visita Pastoral a Savona e Génova (Itália).

Junho
14 -15 – Visita Pastoral a Santa Maria di Leuca e Brindisi na região de Apúlia, Itália
28  - Abertura do Ano Paulino, juntamente com o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I

Julho
12-21 - Viagem a Sidney, Austrália, para a Jornada Mundial da Juventude.

Setembro
7 – Visita Pastoral a Cagliari, na ilha da Sardenha, Itália
8 – Nomeação de D. Antonino Dias como bispo de Portalegre-Castelo Branco
12-15 - Viagem a França pelo 150.º aniversário das aparições marianas em Lourdes

Outubro
5 a 26  - XII assembleia geral ordinário do Sínodo dos Bispos, sobre a Bíblia.
Novembro
8 – Bento XVI nomeia o arcebispo italiano D. Rino Passigato como núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé) em Portugal
2009
Janeiro
24 – O Papa levanta a excomunhão aos quatro bispos lefebvrianos, incluindo Richard Williamson, que nega o Holocausto

Março
12  - Bento XVI escreve aos bispos de todo o mundo a propósito da remissão destas excomunhões.
28 - Visita aos desalojados em Abruzzo, Itália, depois do sismo que atingiu a região

Abril
26 - Canonização de São Nuno de Santa Maria, Nuno Álvares Pereira.

Maio
8-15 - Viagem à Terra Santa: Jordânia, Israel e território palestinos
24 – Visita a Cassino e a Montecassino, Itália

Junho
19  - Abertura do Ano Sacerdotal
21 - Visita a San Giovanni Rotondo (Itália)
27 - D. Manuel Linda é nomeado bispo auxiliar de Braga.

Julho
7 – O Papa publica a terceira e última encíclica do pontificado, "Caritas in veritate".

Julho
17 – Bento XVI fratura o punho direito depois de uma queda.

Setembro
6 – Visita a Viterbo e Bagnoregio (Itália)
26-28 - Viagem à República Checa

Outubro
4-25 - II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.

Novembro
8 – Visita a Bréscia e Concesio, Itália.
9 – O Papa publica a Constituição “Anglicanorum coetibus”, que abre aos fiéis anglicanos a possibilidade de regressarem à Igreja Católica.
21  - Encontro com 260 artistas na Capela Sistina, Vaticano.

Dezembro
19 - Proclamação das "virtudes heroicas" de Pio XII e João Paulo II, abrindo o caminho à sua beatificação
24  - Bento XVI é derrubado por uma mulher quando se dirigia para o altar, a fim de presidir à Missa do Galo, na Basílica de São Pedro.
27 - Almoço com os pobres da Comunidade de Santo Egídio, Roma.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AVEIRO - Vocações em crise




A Diocese de Aveiro perdeu um terço dos seus padres na última década, revelou esta quinta-feira o bispo local, na conclusão das Jornadas de Formação do Clero que decorreram em Albergaria-a-Velha.
“Éramos 115 há dez anos atrás, somos 77 agora", afirmou D. António Francisco dos Santos, que pediu aos padres e diáconos para se comprometerem no aumento do número de candidatos ao sacerdócio, refere uma nota do Gabinete de Imprensa diocesano enviada à Agência ECCLESIA.
"Ninguém nos substituirá nesta missão da pastoral vocacional", frisou o prelado ao encerrar o encontro dedicado ao tema ‘Da Missão Jubilar à Igreja que queremos ser’.

D.António Couto - 1º aniversário


D. António Couto completou esta terça-feira um ano à frente dos destinos da Diocese de Lamego e numa conferência aberta aos fiéis, em Almacave, manifestou a sua vontade em privilegiar o testemunho do Evangelho.
Em declarações reproduzidas pelo gabinete de comunicação da Igreja Católica lamecense e enviadas à Agência ECCLESIA, o bispo salientou a importância de “proclamar a Palavra de Deus, de forma calorosa, atenta e carinhosa” ao “coração” das comunidades locais.
Durante uma conferência dedicada ao tema “Fé e Ciência”, o prelado realçou ainda a importância de “não confundir fé com fideísmo”.

Lembrar os aniversariantes de fevereiro

Nada é demais para não esquecermos quem, neste mês, comemora o seu aniversário.

Ver lista completa aqui!