quinta-feira, 28 de março de 2013

ASEL já tem site!

Foi, talvez, o único projeto ainda não concretizado por parte da Direção da ASEL.
Até hoje!

Ainda em fase de construção, já pode ser consultado o novo site da ASEL.

Uma potencialidade nova e diferente de comunicar! Esperamos, assim, poder responder aos novos desafios de atualização constante dos conteúdos que permanecerão sempre interligados com o nosso, já, familiar e habitual espaço do blogue.
Uma feliz Páscoa e saudações aselistas!



ENCONTRO NACIONAL 2013

Dia 4 de maio de 2013 no Seminário de Resende

CONVITE


PROGRAMA

MENSAGEM DO PRESIDENTE


Uma Páscoa com sentido

Façam a experiência!

No GOOGLE façam uma pesquisa a partir da palavra Páscoa, depois coloquem a pesquisa em Imagens... vejam o que vos aparece: só coelhos e ovos!!!!

Aos "olhos" da internet, o sentido e o significado da Páscoa é este: ovos e coelhos de chocolate, com muitas cores, desenhos e feitios. Com embrulhos e enfeites multicolores. Ah, e amêndoas.... de toda a qualidade e feitio!
Depois, fico danado quando vou recebendo email's com votos de BOA PÁSCOA acompanhados destas ilustres criaturas orelhudas sentadas em cestas com ovos ou, pior ainda, a brotarem de dentro de cascas de ovos. 
Lá se fossem galinhas, até tinha a sua lógica!!!
E a verdade é esta: se eu quiser comprar alguma coisa para dar às minhas filhas nesta Páscoa, relativa a esta festividade, não tenho (grande) alternativa no "supermercado" a não serem os ovitos ou os seus amigos orelhudos... de chocolate. 
Parece que se perdeu de vez o sentido da Páscoa e que a lógica comercial se sobrepôs às razões da Fé.

Para nós, cristãos, a Páscoa é mais (muito mais) que isto.
Que o sentido e o significado profundo da Ressurreição de Jesus Cristo esteja nos nossos corações, como sinal de ESPERANÇA, neste mundo que está à deriva e que precisa de um rumo em direção ao que é essencial.


Para todos a ASEL deseja:
Uma Páscoa com sentido!

segunda-feira, 25 de março de 2013

LAMEGO - Programa da Semana Santa

A Semana Santa enche os nossos olhos de Jesus. É a Escritura Santa aberta e saboreada mais intensamente, são as imagens densas doridas de Jesus e de Maria, a iconografia, a pintura, a iluminura, a arte sacra ao vivo, a Cruz e a Luz, são as procissões subindo e descendo musicalmente ruas e calçadas, somos nós lado a lado, mais irmanados do que nunca. 
A Semana Santa ou «grande» ou dos «mistérios» ou semana «autêntica» é Deus que desce ao nosso mundo mais fundo do que nunca, que caminha connosco, que nos dá a mã, que nos mata a fome, que nos dessedenta. A Semana Santa é o caminho estreito entalado entre dois caminhos, o caminho quaresmal e o caminho da missão. A Semana Santa é a semana da verdade, em que não nos podemos mais esconder, mas temos de assumir a nossa fragilidade, as nossas dores e a nossa alegria. 

A Semana Santa é ao tempo de saber e sentir que Deus nos ama, e que por isso, e só por isso, brota o sentido em borbotões, e invade a nossa vida e a nossa morte. A Semana Santa é o tempo de nos apercebermos que muitas vezes fazemos figuras ridículas: quando não nos amamos, quando embirramos, quando não vemos o rosto de Deus no rosto dos nossos irmãos. A Semana Santa é um tempo novo, dado por Deus, para nascermos verdadeiramente à sua imagem. 

A Semana Santa, com o Tríduo Pascal em grande destaque, é o cume e a fonte do inteiro ano litúrgico, que devemos viver e celebrar, sem nos cansarmos, Domingo após Domingo. A Semana Santa é o tempo aberto a todas as lições, e que abre de par em par os nossos corações.
D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego
PROGRAMA RELIGIOSO

Vídeo promocional muito bom!

Vale a pena ver.

terça-feira, 19 de março de 2013

Dez gestos inesperados de um Papa supreendente


Francisco, o Papa, não tem só no nome uma grande e inesperada originalidade. Em muitos dos seus gestos vem provando ser radicalmente
diferente de outros Papas e, sobretudo, muito informal e com um grande à-vontade.

Alguns apontam-lhe um minimalismo cheio de profundidade. E quem o conhece
diz que ele é mesmo assim. Já quando era o cardeal Bergoglio se sentia
mortificado com qualquer pompa e circunstância.

Simples, humilde, descontraído, espontâneo. Assim é o Papa Francisco.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Atualização de dados 2013

Caro aselista!

Estamos a aproximar-nos a passos largos do nosso Encontro Nacional. Dentro em breve iremos fezar a habitual divulgação e estatutária convocatória para a Assembleia Geral. No sentido de podermos estar cada vez mais perto, mais ligados, mais próximos e de, simultaneamente, reduzir custos com envio postal vamos lançar uma campanha de atualização de dados, em especial de endereço eletrónico (email) cujos dados irão ser recolhidos através do formulário que aqui se disponibiliza.
Assim, se não recebes habitualmente nenhuma comunicação da ASEL, de atualização do blogue ou de convocatória para a Assembleia Geral, ou se conheces algum aselista que não receba mas que tenha endereço de email preenche (ou diz para preencher)

(formulário sempre disponível na barra lateral direita do blogue)

Em breve passarás a receber notícias nossas.
Desde já, o nosso bem haja!


quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam!


O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi hoje eleito como novo Papa da Igreja Católica, o primeiro do continente americano, e escolheu o nome de Francisco.
“Sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma: parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo”, disse, na primeira aparição perante cerca de 150 mil pessoas que lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano, que começou pelas 20h22 locais (19h22 de Lisboa).
O novo Papa, religioso jesuíta, surpreendeu os presentes ao pedir “um favor”, antes de dar a sua tradicional bênção neste encontro inicial.
“Peço-vos que rezem ao Senhor para que me abençoe, a oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração”, declarou, conseguindo calar a multidão que se encontrava em festa há cerca de uma hora, após a saída do fumo branco da chaminé colocada sobre a Capela Sistina.
A primeira bênção seria, posteriormente, estendida a "todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade".
O Papa começou por desejar uma “boa noite” aos presentes e agradeceu o “acolhimento” da comunidade de Roma.
Francisco começou por propor uma oração pelo Papa emérito, Bento XVI, para que o “Senhor a abençoe”.
A intervenção aludiu depois a um “caminho” que começa, unindo “bispo e povo”, na Igreja de Roma, “aquela que preside na caridade a todas as Igrejas”.
“Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós”, precisou.
“Rezemos sempre por nós, uns pelos outros, por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade”, acrescentou o novo Papa.
Francisco deixou votos de “este caminho da Igreja” seja “frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade (Roma)”.
"Irmãos e irmãs, agora deixo-vos: obrigado pelo vosso acolhimento. Rezai por mim, vemo-nos em breve, amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora para guarde toda a (cidade de Roma). Boa noite e bom descanso", disse, ao despedir-se.
O fumo branco saiu hoje da chaminé colocada sobre a Capela Sistina a partir 19h06 locais (menos uma em Lisboa).
O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada esta terça-feira, à porta fechada, pelas 17h34 (hora de Roma).
Francisco tem menos dois anos do que Joseph Ratzinger quando este foi eleito em abril de 2005, aos 78 anos.
O agora Papa emérito, de 85 anos, renunciou por causa da sua “idade avançada”.

segunda-feira, 4 de março de 2013