sábado, 18 de maio de 2013

Um novo ciclo na vida dos Seminários


Instituto Superior de Teologia de Viseu vai fechar


Instituto Superior de Teologia de Viseu, que dá atualmente formação a menos de 30 seminaristas, vai fechar no final deste ano letivo, umasituação que está a preocupar o bispo da diocese, Ilídio Leandro.
“Por razões diversas, o ensino da teologia em ordem ao sacerdócio no Instituto Superior de Teologia, que tinha aqui a funcionar as dioceses de Guarda, Lamego, Bragança e Viseu, termina no fim deste ano”, anunciou Ilídio Leandro aos jornalistas.
O bispo explicou que, atendendo à diminuição de alunos e à orientação da Congregação da Educação Católica, em Roma, “a Faculdade de Teologia (da Universidade Católica) decidiu que só ficam a ministrar esta formação teológica em ordem ao sacerdócio os seus três polos de Lisboa, Porto e Braga”.
Atualmente, os bispos das quatro dioceses estão em diálogo com os polos de Braga e do Porto com o objetivo de assegurar “as melhores condições para que os seminaristas possam ter academicamente, e também numa linha de seminário, as melhores condições para continuarem a sua formação teológica”, contou.
Ilídio Leandro avançou também que os quatro bispos decidiram constituir um seminário único, “um tipo de seminário interdiocesano, numa perfeita comunhão, onde haverá um reitor e cada diocese dará um padre”.
O bispo de Viseu garantiu ter defendido quanto pôde a existência de um Instituto Superior de Teologia no centro interior do país.
Lembrou que houve esforços no sentido de que “se fizesse um Instituto Superior de Teologia com Viseu e Coimbra”, sendo que a Coimbra estavam associadas as dioceses de Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Aveiro e a Viseu as dioceses de Guarda, Lamego e Bragança.
“O andar da história leva-nos, neste momento, a lamentar que o centro interior fique sem um instituto de formação teológica e um instituto de formação sacerdotal”, frisou.
As quatro dioceses têm neste momento 26 alunos, sendo cinco da diocese de Viseu.
“É um número bastante reduzido. Está um pouco difícil inverter o estado de coisas, dado o número de seminaristas”, admitiu.
Ilídio Leandro disse estar em negociações para que Viseu tenha um curso de Ciências Religiosas da Universidade Católica, responsável pelo “completar da preparação para a habilitação profissional dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica” e também por “manter viva a formação de leigos e a formação teológica aprofundada de leigos, concretamente de candidatos ao diaconado”.
A diocese está também a procurar que o edifício do Seminário Maior não fique vazio depois da saída dos alunos.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ECOS DO ENCONTRO NACIONAL 2013





A Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego realizou novo Encontro Nacional dos associados. Neste ano, tal como previsto e divulgado, o encontro ocorreu no Seminário Menor de Resende, no dia 4 de Maio.
Participaram cerca de noventa pessoas, em busca do reencontro, da partilha e do convívio.
 Na Assembleia-Geral, que se seguiu ao momento de recepção e de reencontro entre os aselistas e que se iniciou
com o hino ASEL, que reproduzimos, registámos algumas ideias da intervenção do presidente da Direcção, em jeito de relatório relativo ao ano que agora terminou:
. participação activa nas comemorações do cinquentenário do Seminário de Lamego, que terminaram em Outubro de 2012;
. participação nas ordenações do Pe. Ricardo Barroco e dos Diáconos Adriano Assis e António Júlio, na Sé de Lamego, acontecimentos importantes tendo em vista o reforço do presbitério da diocese;
. presença nas Festas de Natal dos Seminários de Resende e Lamego;
. participação na comemoração do dia do Seminário de N.ª S.ª de Lourdes, Resende;
. participação, no Seminário de Lamego, no dia de S. José, seu padroeiro;
. organização, no Seminário de Lamego, nos dias 22 e 23 de Setembro de 2012, do I Forum da União das Associações de Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) em que se reflectiu sobre a sua identidade e missão e o seu papel na Igreja, tendo estado presentes cerca de 100 pessoas, durante dois dias;
. participação, por iniciativa da UASP, em visitas culturais ao Gerês, Braga e Guimarães, em 2012, e Évora e Alqueva, assim como num retiro em Leiria.
Todos estes acontecimentos foram amplamente divulgados no ‘blogue’ que a ASEL dinamiza, a fim de que todos os aselistas pudessem também participar ou deles terem conhecimento.
Diga-se que a UASP tem programada para Fevereiro do próximo ano, sob o tema “Por mares dantes navegados”, uma viagem a Cabo Verde, para apoio às comunidades locais, tendo os respectivos Srs. Bispos abraçado a causa. Tendo em vista uma angariação de fundos para oferta às comunidades cristãs, está programada para Lamego, no Teatro Ribeiro Conceição, no dia 14 de Setembro, uma noite musical, com a actuação do Grupo Coral de Resende e de outro a definir e ainda de uma banda de jazz de Lamego. O montante angariado será entregue na totalidade às duas paróquias a visitar em Cabo Verde.
            Foi depois referida a necessidade de se fomentar a inscrição de antigos alunos, a fim de se conseguir o maior envolvimento possível na dinamização da ASEL.
Seguiu-se um momento de recordação de aselistas que nos deixaram ao longo deste ano. Recordámos José Maravilha, ex-vice-presidente da direcção, Abel Almeida Monteiro, ex-presidente da AG da ASEL, e o Pe. João Crisóstomo.
A resignação do Papa Bento XVI e a concomitante eleição de Francisco I foram também lembradas, tendo-se pedido que este último fosse abençoado com a inspiração divina para a renovação da Igreja.
Posteriormente, foi prestada uma homenagem ao aselista Padre Dr. Joaquim Correia Duarte, tendo em conta os elevados serviços prestados à causa da História em Portugal. O homenageado fez questão de estender a homenagem a todos os sacerdotes que labutam na vinha do Senhor em toda a diocese de Lamego, assim como a todos os ex-seminaristas que, não tendo seguido a vida sacerdotal, singraram nos mais variados campos da acção humana.
Apresentou-se aos aselistas uma outra ferramenta de comunicação, o ‘site’ da ASEL, alojado em http://aselseminario.wix.com/aselseminario , o qual, conjuntamente com o ‘blog’ que tem vindo a ser dinamizado há cerca de três anos, constituirá decerto mais uma forma de dar conhecer a actividade da Associação e será uma mais-valia na comunicação entre os aselistas.
Foram homenageados, ainda, os associados cuja matrícula no Seminário ocorreu há 75, 50 e 25 anos, através da entrega de um diploma alusivo.
Seguiu-se a Eucaristia, celebrada na Igreja Matriz de Resende, celebrada pelo senhor bispo D. Jacinto Botelho e concelebrada por sete sacerdotes, com a excelente animação litúrgica por parte do Grupo Coral de Resende, o qual deu um verdadeiro recital na arte de bem cantar.
No final da Eucaristia, um aselista recordou o que foi ser seminarista há quarenta anos, tendo a cerimónia eucarística terminado com a deposição de um ramo de flores junto de Nossa Senhora, evocando a figura de Maria como a mãe de todos e representante de todas as mães.
O almoço foi servido no Seminário e aqui imperou a alegria, não só pelo excelente repasto confeccionado na cozinha da nossa Casa, como também pelo convívio que se proporcionou, o qual se estendeu aos jogos tradicionais que se seguiram e que finalizaram este dia excelente.
P’la Direcção da ASEL
Paulo Pereira Guedes