Encontro Nacional


A Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego realizou, mais uma vez, o Encontro Nacional dos associados. Este ano, o encontro teve lugar no Seminário Maior de Lamego, nos dias 4 e 5 de Maio, integrado nas comemorações do cinquentenário desta casa e escola sacerdotal.
No dia 4, à noite, realizou-se uma sessão de apresentação do livro “Da Minha Janela – A Inquieta Curiosidade do Olhar”, da autoria do Pe. Dr. João André Ribeiro, sessão que contou com a presença de muitos seus conterrâneos e aselistas. Depois de apresentadas algumas notas biográficas do autor do livro, por um membro da direcção da ASEL, o qual se referiu ainda às superiores qualidades humanas e profissionais do Pe. Dr. João André, que fora seu professor, foi apresentado o livro pelo Bispo de S. Tomé e Príncipe, D. Manuel António Mendes dos Santos. “Da Minha Janela – A Inquieta Curiosidade do Olhar” é a ‘reflexão livre de um Homem, o testemunho de um crente e a vida de um sacerdote, em tempos em que os filósofos parecem ter abandonado o amor ao saber e os crentes se dissolvem no fustigar do secularismo’, segundo o prefácio, da autoria do Reitor do Seminário Maior de Lamego, Pe. Doutor Paulo Alves.
A noite, que se pretendeu ser ainda um momento de gratidão do Seminário e da ASEL ao Padre João André, por tudo o que nos ensinou e partilhou connosco, terminou com um Porto de Honra, onde o convívio teve lugar de destaque.
O dia 5 foi preenchido por quatro momentos distintos: a Assembleia Geral, a Eucaristia, o almoço e o passeio no comboio turístico pela cidade de Lamego. Após as habituais intervenções estatutárias, de aprovação de contas e de atas do ano anterior, na Assembleia Geral destacou-se, este ano, a eleição dos novos órgãos sociais que, à falta de outra lista concorrente, voltaram a ser reconduzidos por mais um triénio. Foi, ainda, apresentado e colocado à apreciação e ratificação da Assembleia a proposta do Hino da ASEL que a Direção encomendou ao Maestro Pereira Pinto. Este fez questão de explicar o sentido da letra e da música que compõem o Hino tendo sido este unanimemente aprovado pela Assembleia que, de imediato o escutou e entoou. A direção propôs ainda, na Assembleia, um Publico Louvor ao associado nº 1, Adão Sequeira pelos serviços prestados e dedicação posta em prol da associação, entregando-lhe um Diploma de Mérito alusivo a esta menção.  De um modo geral fica ressalvado desta assembleia as diversas intervenções que se congratulam com o trabalho desempenhado e confiam que estará a associação no bom caminho para continuar a cumprir os objetivos estatutários de unir e servir os antigos alunos dos nossos seminários. Ainda a tempo do encerramento dos trabalhos chegou o nosso Bispo, D. António Couto que, de seguida e juntamente com o Bispo de S. Tomé e Príncipe e os sacerdotes presentes concelebraram a Eucaristia com a participação dos seminaristas e animação litúrgica dos aselistas que, no momento habitual da ação de graças ofereceram um ramo de flores a Nossa Senhora evocando a figura maternal de Maria como a mãe de todos e representante de todas as mães. A Eucaristia terminou com a entoação do hino, desta vez já mais afinadinho e quase a roçar a perfeição da harmonia vocal dos presentes que, não fosse a fraqueza provocada pela já avançada hora e motivada pela vontade de comer, estaria muito mais forte e pujante. Pois de almoço se tratou de seguida, servido pelo Seminário, que acalentou o estômago e retemperou as forças ao som sempre alegre das concertinas de Lamego que abrilhantaram com belas execuções o ritmo e o compasso das garfos e facas. Momento sempre propício ao convívio, à troca de impressões e expressões, o almoço terminou com o já tradicional bolo de parabéns à ASEL que cumpriu assim mais um ano de mandato e de existência feliz. O programa incluía a seguir ao almoço um passeio no comboio turístico pela cidade de Lamego que, diz quem lá foi (penitência minha que não pude ficar) que contituiu mais um momento alto de convívio e de grande amizade trocada pelas ruas da cidade com uma paragem obrigatória ao fundo da escadaria dos Remédios para uma prova de vinho e presunto.
A participação dos aselistas, este ano, não foi das mais significativas mas contou com cerca de 80 aselistas que, de corpo e alma, mantiveram vivo o espírito da ASEL e são a garantia visível de que há muito "sangue" a correr nas veias da associação. Muitos outros gostariam de ter vindo e, por uma ou outra razão, não puderam vir e manifestaram à Direção o seu pesar pela ausência no Encontro, estando em espírito bem próximos e unidos.
A nova (e antiga) direção fica com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho que foi, desde sempre, desenvolvido até aqui e tem evoluído de forma natural e sistemática. Sem qualquer promessa "eleitoral ou política" feita pelo (novo) Presidente o tempo dirá se a "pedalada" destes três anos se vai manter contando, desde já, com a colaboração, a solidariedade e o contributo de todos os aselistas.
A todos quantos contribuem de forma solidária e positiva na construção desta ASEL, incentivando, dando ideias, apoiando as iniciativas, colaborando de diversas formas (e feitios) com esta Direção fica, desde já, o nosso bem-haja sem esquecer que é "imperativo de consciência" continuar com esta missão. Há muitos e bons aselistas espalhados por este mundo fora e contamos com todos esperando que se manifestem com o seu sempre valioso contributo para esta causa.
De seguida deixamos um espólio de elementos relacionados com o Encontro desde, a já famosa, Galeria de Fotografias das estrelas, até ao poema lido no momento da Ação de Graças na Eucaristia, passando pelos Poemas enviados pelo nosso, já bem conhecido, poeta Nuno de Santa Maria Pascoal, sem esquecer o arrebatador discurso do nosso Presidente na Assembleia Geral.

Podes ver aqui:
>Galeria fotográfica do dia 4 de maio
>Galeria fotográfica do dia 5 de maio
>Homenagem às mães com oração à Mãe
Soneto 1 (N.S.M.Pascoal)
> Soneto 2 (N.S.M.Pascoal)



Consulta aqui a LISTA DE INSCRITOS sempre atualizada

Vê aqui os cânticos da Eucaristia de Sábado, dia 5 de maio.


                        Programa 2
                        Cartaz

LISTA DE INSCRITOS para o Encontro Nacional da ASEL será atualizada e publicada aqui periodicamente. Podes consultar e ficar a saber quem pretende, de forma antecipada, marcar presença neste Encontro - se bem que os de "última hora" se reservem sempre para o próprio dia.
Deixamos a todos um apelo para que façam a inscrição, atempadamente, para facilitar o trabalho da organização, utilizando endereço de email asel.seminario@gmail.com ou o telemóvel 962748871 (Avelino Pereira)
Lista sempre atualizada na Secção do blogue de ENCONTRO NACIONAL

Listas dos alunos que comemoram 75 e 50 anos de entrada no Seminário de Resende
                                                                                     Consulta aqui:




Seminário de Lamego, 4 e 5 de Maio de 2012

Consulta aqui a Mensagem do Presidente da Direção

No âmbito das comemorações do cinquentenário do seminário de Lamego terá lugar o ENCONTRO NACIONAL DA ASEL cujo programa se divulga anexando-se ainda um cartaz geral e cartaz - logo alusivos ao evento, o respetivo programa e a Ficha de Inscrição do Encontro. Para efeitos logísticos seria desejável que nos remetessem a confirmação das inscrições até dia 2 de Maio. As inscrições deverão ser feitas para o endereço de email da asel - asel.seminario@gmail.com - ou por correio para a morada indicada na Ficha de Inscrição. O Seminário de Lamego disponibiliza dormidas a preços low coast devendo os interessados contactar diretamente o Seminário. Contamos, como sempre, com a participação de todos os aselistas neste Encontro que será, certamente, memorável pela comemoração 
Ficha de Inscrição
Programa

Aselistas a comemorar 75 anos de entrada em Resende
Aselistas a comemorar 50 anos de entrada em Resende


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue