quarta-feira, 6 de abril de 2011

JORNADAS DE PROMOÇÃO VOCACIONAL

ARCIPRESTADO DE VILA NOVA DE PAIVA
 DIOCESE DE LAMEGO
6 de Novembro de 2010 a Junho de 2011

No seguimento do programa anteriormente delineado, realizaram-se nos dias 2 e 3 do corrente mês, em Alhais, as Jornadas de Promoção Vocacional, promovidas e dinamizadas pelas equipas formadoras dos Seminários de Lamego/Resende e seus seminaristas, com a colaboração da Asel – Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego.  
Na tarde do dia 2, a equipa formadora e seminaristas de Resende estiveram presentes com as crianças da catequese, elucidando-os sobre a vida nos seminários, abordando o tema das vocações e terminando a sua acção com a celebração da Eucaristia na igreja matriz.
No dia 3 foi celebrada Eucaristia tendo sido presidida pelo Pe. José Fernando, vice-reitor do Seminário de Lamego, coadjuvado pelo pároco local, Pe. Jorge Freitas. Na homilia interpretou as leituras e o evangelho fazendo a sua ligação com as vocações a vários níveis e desafiou os pais a questionar os seus filhos sobre uma possível visita ao Seminário, para conviverem com os seminaristas e tomarem conhecimento da realidade do dia-a-dia dos alunos ali residentes e do trabalho da sua equipa formadora. Passou a palavra ao Luís Rafael, aluno do lº ano de Teologia do Seminário de Lamego que, de uma forma muito clara, concreta e esclarecedora deu o seu testemunho de vida vocacional e de vivência do seminário, ajudando a quebrar alguns tabus sobre o que é a vida nessas instituições.
No momento de acção de graças foi dada a palavra ao presidente da ASEL que, muito resumidamente, partilhou o seu testemunho de vida com a assembleia que enchia o templo. Começou por explicar o que era a Asel, quem a constituía e qual a sua finalidade na diocese e que, para além de promover o convívio entre os seus associados, pretende manter e fazer perdurar o carisma de ex-alunos em convergência com os seminários. Enalteceu a formação que ali lhe foi ministrada -  académica, cívica e moral - e vincou a sã convivência entre alunos e professores. Foram ensinamentos que o orientaram ao longo de toda a sua vida social, familiar e profissional. Apelou aos pais para falarem com os seus filhos e entusiasmá-los a fazer uma visita ao Seminário para que, em convívio com os seminaristas, possam fazer melhor as suas opções futuras. Para terminar, pediu aos pais que tivessem muita atenção na orientação da formação dos seus filhos.
 Um especial reconhecimento para o trabalho da acção pastoral do pároco, pois é notório o seu envolvimento com a comunidade, visível no elevado número de jovens presentes, na sua maioria membros do grupo coral que solenizou a Eucaristia. Depois da saudação final, o Pe. Jorge convidou todos os presentes a participar no convívio/almoço que, como é apanágio destas terras, pôs em evidência a forma de bem receber das suas gentes.
                  A direcção da ASEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue