segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SEMINÁRIO MAIOR DE LAMEGO_50 ANOS DEPOIS


17 de Setembro de 2011 - uma dia que marca a história do Seminário de Lamego, que soube honrar o seu passado, e que, com certeza, lança o desafio maior do seu futuro, ao questionar e propor um projecto de rentabilização e viabilidade do edifício.

Há 50 anos era lançado o maior projecto da Diocese que D. João da Silva Campos Neves espalhou a todas as comunidades diocesanas, envolvendo-as numa obra comum que, com o esforço, dedicação e empenho de todos, se concluía 5 anos depois. A primeira atividade levada a cabo no novo edifício foi um retiro do clero. 50 anos depois, no ano em que se lança a comemoração desta efeméride, no mesmo edifício do Seminário, realizou-se de 11 a 14 de Setembro o retiro anual do clero da Diocese.

O início das comemorações dos 50 anos não poderia ser mais auspicioso, com um conjunto de eventos que reuniu no dia 17 de Setembro Bispos, Sacerdotes, religiosas, fiéis e diversas autoridades civis e militares.

A parte da manhã foi preenchida com os testemunhos acerca da história e das vivências no Seminário que nos foram narradas, após as palavras de Boas vindas do atual Reitor da instituição, P. Doutor Paulo Alves, pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, pelo P. José Augusto Marques, actual Pároco de Resende e pelo testemunho dado pelo Dr. Adão Sequeira, um dos membros fundadores da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego (ASEL). No final das intervenções, foi entregue aos presentes um livro que, para além do texto dos testemunhos dados, também contém uma nota histórica sobre o Seminário, a lista de todos os alunos e equipas formadoras do Seminário ao longo dos 50 anos da sua existência e outras informações de interesse sobre a Instituição

No encerramento da parte da manhã seguiu-se a apresentação de um vídeo com uma proposta de rentabilização da estrutura atual do Seminário, adaptando inteiramente o seu interior, de modo a poder servir, para os próximos 50 anos, as vocações do futuro, dando também acolhimento, numa das alas do Seminário, aos padres que no fim da vida mais necessitam de repouso, descanso, tratamento e aconchego. Não deixa de ser uma proposta mas constitui um DESAFIO, uma forma inteligente de pre(ca)ver o futuro, sem deixar de ter a noção das dificuldades do tempo presente. Estes 50 anos do Seminário devem servir não apenas para recordar o passado e o feito corajoso do Bispo que lançou a obra mas, acima de tudo, desafiar cada um de nós e, em particular, os responsáveis diocesanos a serem continuadores desta obra no tempo, querendo o mesmo dizer, adaptá-la e perpetuá-la no futuro.
Parabéns à Equipa que concebeu e ousou sonhar, que do sonho nasce a obra.

De registar o gesto e  a atitude da atual Equipa Formadora do Seminário em homenagear os membros de anteriores equipas formadoras do Seminário que, naquele momento, estavam presentes, destacando a presença de Mons. Simão Botelho, um dos sacerdotes mais idosos da Diocese. 

O resto do dia foi preenchido com o almoço-convívio seguido da atuação da Banda Filarmónica de Lalim.

Pelas 17h30, teve início a Eucaristia comemorativa do cinquentenário, presidida pelo Sr. D. Jacinto, e na qual concelebraram o actual Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, o Sr. D. António José Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda, e cerca de trinta sacerdotes da Diocese. Foi perante uma Capela repleta, que o Sr. D. Jacinto fez referência a algumas das pessoas mais marcantes da história do Seminário. E terminou com o desejo que naquele edifício continuem a ser formados sacerdotes santos e sábios.

Depois do jantar, Rao Kyao deu um recital que a todos deixou deslumbrados.

A ASEL congratula-se com o êxito deste primeiro dia das comemorações dos 50 anos do Seminário de Lamego, como parceira ativa e dinâmica, e espera que o futuro do Seminário de Lamego seja a concretização dos sonhos e projetos que estão agora na forja dos que responsável e sabiamente tem o seu destino nas mãos.

Fotos <<<aqui>>>


Um comentário:

  1. Fui testemunha presencial. Mas, sinceramente, se o nao tivesse sido, analisando estas fotos (e de muitas mais poderiam ser...) concluiria pelo sorriso e o contentamento de todos os rostos fotografados, a alegria vivida, partilhada e sentida pelo acontecimento que se festejava. Parabens a todos os presentes, porque só esses fazem falta, mas muito em especial a toda a equipa organizadora do evento com a inclusão da Direcção da ASEL. Bem hajam todos pelo dia tão bem passado, vivido e comungado.

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue