quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carta de um aselista

Cara Direcção da ASEL,
Caros Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego,

Algum silêncio referente aos momentos para que a «nossa» Diocese se prepara, leva-me, como Antigo Aluno, a viver fora da Diocese, mas sempre atento às suas mais variadas actividades, necessidades e comemorações, emitir estes simples, mas sincero pensamento:

RECORDAR É VIVER foi o lema por nós assumido aquando da criação do Núcleo ASEL-Porto e como todos vós  recordais, por bem ou mal, faço parte das listas dos nossos corpos sociais, há já uma boa vintena e sempre que nelas estive integrado, sempre me preocupei por ser um elemento activo e não apenas gozar dessa grande honra que sempre considerei, o disse e escrevi variadas vezes que é pertencer à ASEL.  Nessa qualidade e depois de ter passado por Presidente desta grande Associação, apraz-me neste momento confessar:
 - a Sua Excelência Reverendíssima, Sr. D. Jacinto Botelho  toda a minha gratidão e reconhecimento por  todos os momentos que nos honrou com a sua presença; com as suas mensagens de Bom Pastor; a sempre disponibilidade de auscultar as nossas, algumas, aventuras, para atingirmos fins e objectivos em prol da ASEL e da Diocese; agradecer-lhe todo o apoio que nos foi dado, em alguns momentos menos bons, mas em que a sua palavra e o seu encorajamento e testemunho nos levaram em diante e sempre a bom porto. Obrigado, Excelência Reverendíssima pela sua presença ora nos Seminários de Resende ou de Lamego, em Lisboa, em Sernancelhe, no Santuário de Fátima  e em todos os outros locais  para os quais o solicitamos. Durante anos foi sem duvida, Sr. D. Jacinto, a voz de comando, de apoio, de força para quebrarmos tantos e tão maus momentos em que o pensamento quase nos levava a desistir. Sentimos sempre que estava connosco e de uma ou outra maneira, no âmago das suas sempre melodiosas palavras, soubemos sempre descobrir e discernir o seu apoio e o desejo de continuarmos a levar por diante o trabalho em prol da Asel, dos nossos Seminários e da nossa Diocese. Recordamos muito em especial o grande apoio e posteriormente a grande alegria pelo grande trabalho que fará parte eternamente da história dos nossos Seminários, seus alunos e seus Perfeitos; a historia vivida na primeira pessoa por tantos e pelos mais diversos personagens: a essa grande obra, o nome de V. Reverencia ficará sempre ligado. 
Estamos convictos que não vai existir qualquer tipo de saída de V. Exc., essa não existirá, apenas vamos ter de nos habituar à mudança de casa, apenas e tão somente isso. V/ Reverência continuará um ASELISTA especial e sabemos sempre disponível a toda esta grande Família da qual é membro por total direito e pela amizade que lhe dedicou e que jamais será olvidada. Pessoalmente, a Sra. Dos Remédios continuará a ser a Mãe protectora deste seu filho que sempre A evocou e que sempre A transportou em seu coração e devoção. Bem haja, Sr. D. Jacinto. Como Amigo, espero me dê essa honra e como aselista: Obrigado.

- a distancia, embora tantas vezes tornada insignificante,  acumulada a um acontecimento há 4 anos desejado ( de foro pessoal e familiar) e a alguns afazeres profissionais, não permitirão que me desloque da capital à nossa Cidade para abraçar quem muda de residência e quem entra para ser nosso novo Pastor. Por isso, é grande a minha mágoa de não poder testemunhar a alegria que no dia 29 irá abraçar a nossa Diocese.  Aqui, quero deixar o meu apelo e voto a todos os Aselistas que possam gozar dessa felicidade. Faço votos que seja em grande numero a presença da Família Aselista como prova de gratidão para quem vai e desejo de grandes votos para quem chega. Que a ASEL, como sempre o tem vindo a fazer, saiba erguer bem alto o seu estandarte e a todos os presentes provar que os que saíram dos Seminários desta nossa Diocese, hoje leigos, estão ao serviço da mesma, levando onde quer que se encontrem a Mensagem do Salvador. Entretanto, onde quer que a Família Aselista tenha seus membros, estou ciente que em espírito estaremos unidos a todos aqueles  que, pessoal e fisicamente,  manifestarão bem alto quão grande é a honra de um dia ter sido Seminarista da Diocese de Lamego.

- a Vossa Excelência Reverendíssima, Sr. D. António José da Rocha Couto, resta-me apenas, na humildade das minhas oração a Deus, Todo Poderoso, orar pelo  «meu» novo Prelado, 82º Bispo da Cidade de Lamego a quem, como cidadão natural dessa querida e tão bela Cidade de Lamego e mais concretamente como Antigo Aluno do Seminário de Resende, me coloco sempre disponível e prestável para quaisquer que sejam as necessidades, contributos e trabalhos a fazer ou a ser útil desde este meu cantinho, perto da capital, onde Deus me colocou há já 14 anos e me deu a Felicidade de continuar a ser Feliz.
Tenha, Vossa Excelência Reverendíssima, a certeza que a Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego-ASEL, com esta Direcção que tão bem nos representa nos mais diversos tipo de actividades ou com qualquer outra que possa a vir ser eleita, encontrará sempre braços prontos à dedicação e ao trabalho de entrega em prol da nossa Diocese, dos nossos Seminários e em todas aquelas actividades em que a nossa presença possa testemunhar a verdadeira razão da nossa existência.
Saúdo V. Exc. Reverendissima e lamento não poder estar presente no próximo dia 29, mas com toda a certeza, outros serão os momentos em que terei a honra de conhecer V.Excia. e pessoalmente mostrar toda a minha disponibilidade.
Tenho a convicção total que a Dioceses de Lamego saberá receber tão nobre enviado do Bom Pastor e a Sra. Dos Remédios o abençoará e o fará permanecer por muitos e bons anos entre nós. Bem-vindo à nossa terra e ao nosso convivio, Sr. D. António Couto.      

A.Cândido Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue