quarta-feira, 18 de abril de 2012

Parabéns D. António Couto!


Em 18 de Abril de 1952, em Vila Boa do Bispo, certamente ninguém diria que o recém nascido António José da Rocha Couto viria a ser o  Bispo de Lamego. Hoje, temos a Graça de o ter entre nós e a comemorar, pela primeira vez como Bispo de Lamego, o seu aniversário. Uma data redondinha a que se associam nas orações e nos votos de felicidades todos os fiéis da Diocese de Lamego e, naturalmente, os ex-alunos dos Seminários da nossa Diocese.

Parabéns D. António Couto e que Deus o conserve muitos anos entre nós.

Uma das formas disponíveis para fazer chegar a D. António os votos de parabéns é colocar um comentário aqui no blogue, nesta postagem. Há que aproveitar, então.

Para mais informações sobre o nosso Bispo (in http://www.ecclesia.pt/anuario/)

BISPO
NomeAntónio José da Rocha Couto
DioceseLamego
Data Nascimento18-04-1952    Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, Porto
Data de Ordenação Presbiteral03-12-1980
Nomeações1963/10/02 - Entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova
Os primeiros anos de sacerdócio foram vividos no Seminário de Tomar, acompanhando os alunos do 11.º e 12.º anos. No ano lectivo de 1981-1982 foi Professor de Religião e Moral Católica na Escola de Santa Maria do Olival, em Tomar. Em 1982 fez o curso de Capelães Militares, na Academia Militar, e foi nomeado capelão militar do Batalhão de Serviço de Material, do Entroncamento, e, pouco depois, também da Escola Prática de Engenharia, de Tancos.
Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respectivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.
No ano lectivo de 1989-1990 foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Luanda. Regressou então a Portugal, e foi colocado no Seminário da Boa Nova, de Valadares, com o encargo da formação dos estudantes de teologia. É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano lectivo de 1990-1991.
De 1996 a 2002 foi Reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares. Foi também Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova de 1999 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral da mesma Sociedade Missionária da Boa Nova, cargo que ocupou até à data da sua Ordenação Episcopal, em 23 de Setembro de 2007.
Em 2004, João Paulo II nomeou-o como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.
É colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, tendo colaborado regularmente desde 2003, na sua qualidade de biblista.
É autor dos seguintes livros: Até um dia (poemas) 1987; Raízes histórico-culturais da Vila Boa do Bispo (1988); A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo Testamento (tese de doutoramento), 1990; Como uma dádiva. Caminhos de antropologia bíblica, 2002 (2.ª edição revista em 2005); Pentateuco. Caminho da vida agraciada, 2003 (2.ª edição revista, 2005). E também autor de inúmeros artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas.
Marca também presença habitual na Internet, no site www.boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia.
A 06 de Julho de 2007 foi nomeado, pelo Santo Padre Bento XVI, como Bispo auxiliar de Braga. Recebeu a ordenação episcopal a 23 de Setembro desse mesmo ano no Seminário das Missões, em Cucujães.
A 19 de Novembro de 2011, foi nomeado Bispo de Lamego, sucedendo a D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho que, no ano anterior, tinha completado 75 anos.

10 comentários:

  1. Como grande entusiasta e apoiante desta nossa ASEL que há anos acompanho e ajudei a construir, deixo a minha gratidão pelas noticias sempre 'no momento e hora exactos' que esta Direcção oferece e em especial aos que, como eu, estamos fora da Diocese, no meu caso pelas Capitais. E, assim, não conhecendo V.Reverencia o que espero aconteça no prox. dia 5 de Maio, quero antecipar algumas das minhas palavras escritas para esse dia e desejar que a Diocese de Lamego saiba receber, acolher e respeitar todos os ensinamentos e ideias que o seu Bispo (tambem meu) nos tem para oferecer. E neste dia, aceite os meus sinceros votos de Parabens e a que a Sra. dos Remédios, nossa Padroeira o abençoe e dê a V/.Rever. muita saúde e anos de vida no nosso sã e feliz convivio. Parabens Sr. D. Antonio Couto.
    Cândido

    ResponderExcluir
  2. Os meus votos de parabéns ao (meu) Bispo, D. António, e os votos de que se sinta sempre em família, nesta pequena Diocese marcada pela interioridade mas que é grande em afeto e gratidão. Muitos Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Avelino Alves Pereira18 de abril de 2012 às 05:32

    Que este primeiro aniversário comemorado na nossa diocese seja para o nosso Bispo, D. António Couto, um reavivar do seu "ramo de amendoeira" que o ajude a implementar e desenvolver a missão da "nova evangelização" que à Igreja se depara no horizonte. Um abraço de felicitações em meu nome pessoal e de toda a ASEL.
    O Presidente da Direção.

    ResponderExcluir
  4. As melhores bênçãos de Deus para o Senhor D. António.
    Parabéns
    P. Salvador

    ResponderExcluir
  5. Quando em 1991 foi meu professor de Pentateuco, em Lisboa, estava longe de imaginar que seria o ilustre bispo da diocese onde nasci e vivo. Fiquei imensamente contente quando soube que foi nomeado para a diocese de Lamego. Além dos parabéns, faço votos de que saiba interpretar bem os sinais dos tempos, que seja inclusivo, congregador, unificador e pacificador. Charitas urget nos. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Como «missionário espiritano» natural da Diocese confidada, já saudei
    V. Exc.ia Reverendissima, Sr D. António Couto. LEMBRANDO MAIS DE UMA
    DÚZIA DE ANOS ao serviço da Diocese no Seminário Maior, pedem agora
    para escrever nova saudação. Admiro a abundância do Espírito Santo que
    enche de luz as palavras do magistério iniciado. Faço votos por que,
    pisando as terras da Diocese Confiada, para bem da imensidaão de
    leigos, tenha um PRESBITÉRIO UNIDO E APOSTÓLICO, restaurando-se a
    função animadora do Seminário Maior. P.Jorge Veríssimo.

    ResponderExcluir
  7. Sr. D. António:
    Desejo que a luz que transporta seja para melhor iluminar os rostos dos que V. Exª Revª quer ver, como disse, na sua tomada de posse.
    Tive o privilégio de o ouvir por mais do que uma vez e em todas elas nunca me foi indiferente. Se me é permitido, gostaria de salientar a sua mansidão que, nos impõe, a todos nós, a obrigação de saber entender o outro.
    Tenho a certeza que a sua missão na nossa diocese vai contribuir para que todos nós venhamos a ser melhores.
    Um abraço de parabéns do
    António Pinto Carreira

    ResponderExcluir
  8. Excelentissimo D. António Couto
    Neste dia feliz para V.Exª, aqui quero expressar o meus sinceros parabéns e peço a Deus para que este dia se repita por muitos anos.Espero que se sinta bem na Diocese de Lamego, que o soube acolher com todo o seu carinho e deposita em V.Exª grande expectativa quanto ao enriquecimento esperitual de todos os seus diocesanos.
    Com os meus respeitosos cumprimentos,despeço-me atenciosamente.
    João Pinto da Silva

    ResponderExcluir
  9. Excelência Reverendíssima Snr. D. António Couto.
    No 1º aniversário vivido com a Diocese de Lamego saúdo O Snr. D. António Couto a quem desejo saúde, ânimo e vida para abraçar a diocese e dar-lhe a riqueza espiritual que ela espera e o conforto humano que ela precisa.
    Em Fátima, junto da Mãe onde se encontra, é a oportunidade superior para Lhe dizer quem somos, onde estamos e o que dEla precisamos.
    Já depois da meia noite, mas dentro da oitava, com estima e amizade, aceite sinceros parabéns e respeitosos cumprimentos.
    Adão Pereira Sequeira da Fonseca (antigo aluno do Seminário, sócio da ASEL e residente no Porto)

    ResponderExcluir
  10. Sr. D. António
    Embora atrasados, queira aceitar as minhas felicitações e os meus votos de fecundo apostolado nesta querida Diocese de lamego.
    Paulo Pereira Guedes - antigo seminarista de Resende e Lamego

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue