terça-feira, 8 de maio de 2012

Notícias da UASP


Imagem intercalada 1UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses

Passos de um sonho … já realidade!
No passado dia 27 de Abril, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, assinou o Decreto de reconhecimento Canónicoda UASP, dando assim existência legal, à luz do direito canónico e, pela Concordata, do direito civil, a esta estrutura nacional, que queremos ao serviço dos ideais humanistas da Igreja e da sociedade.
A UASP congrega Associações de antigos alunos dos seminários portugueses, Diocesanos e Religiosos, no território nacional (de Bragança à Madeira). Vem dar corpo a um sonho que surge da ideia de congregar e fazer interagir forças emergentes de um fenómeno global e de importância nacional marcantes: o espírito e a cultura introduzidos na sociedade do último século, a partir dos Seminários Portugueses, no que respeita aos valores, à ciência e cultura em geral.
Com a ideia de que os Seminários em Portugal tiveram uma importância fundamental na educação e na cultura do séc. XX e XXI, e porque o verdadeiro impacto desse fenómeno nem estava estudado, nem era devidamente relevado, pensou-se dar um contributo para aprofundar este tema, através da reflexão em um congresso nacional. Assim, recolhidos os apoios indispensáveis para o êxito de um empreendimento desta envergadura, dos quais destacamos a anuência e incentivo permanentes de D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Monsenhor Luciano Gomes Paulo Guerra e do Santuário de Fátima, efectuou-se no dia 28 de Junho de 2008 a primeira reunião para a qual foram convidadas todas as Associações de antigos alunos dos seminários portugueses, e da qual saiu uma Comissão Organizadora constituída pelas Associações de Braga, Leiria, Franciscanos, Maristas, Salesianos e COPAAEC.
De 24 a 26 de Outubro de 2009, realizou-se o 1º Congresso, sob o tema: “Seminários: da memória à profecia”, com símbolo e hinos próprios. Para o Congresso realizou-se um inquérito nacional em duas fases, desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa. Dos trabalhos do Congresso foram publicadas as Actas.
As conclusões do Congresso, o conhecimento deste fenómeno e o reconhecimento da sua importância e impacto na vida e cultura portuguesas do século XX, dentro e fora da Igreja, colocaram o imperativo moral de dar continuidade ao espírito e ao trabalho do mesmo. Para tal, criou-se formalmente um grupo de trabalho em 3 de Outubro de 2009, que propôs a criação de uma estrutura nacional, elaborou uma proposta de estatutos, auscultou as Associações e discutiu com elas a orientação dos trabalhos.
Em 17 de Setembro de 2011 realiza-se uma Assembleia Geral onde se decidiu a constituição da UASP e se aprovaram os Estatutos da União. Em 3 de Dezembro de 2011, na primeira Assembleia Geral ordinária da UASP, aprovou-se o Regulamento Interno, e com a apresentação de um plano de actividades estruturado, iniciámos praticamente o funcionamento regular desta União de Associações.
Finalmente, em 27 de Abril passado, vimos, então, reconhecido oficialmente este labor, e passámos a ter condições para desenvolver uma actividade regular e contínua, estruturada, e que pretendemos útil para a sociedade e para a Igreja. Esse é o sonho. E o primeiro grande passo… está dado!
Entretanto, mesmo na sua gestação, a UASP, nos últimos 2 anos, já mexeu para o exterior, concretamente, com uma jornada de reflexão em Junho de 2010; uma jornada cultural na natureza (Serra dos Candeeiros) em Abril de 2011; um retiro espiritual em Março de 2012 e outra actividade cultural em Abril de 2012 (Gerês, Braga – capital europeia da Juventude, e Guimarães – capital europeia da Cultura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue