sexta-feira, 22 de junho de 2012

A “impressão digital” UASP


Do Bilhete de Identidade faz parte a impressão digital que, correntemente, é o elemento que melhor define a individualidade de uma pessoa. Um novo indivíduo tem uma identidade diferente de todos os outros que já existem.


Por analogia, a UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, a dar os primeiros passos do seu ideário, no panorama nacional em que a sua acção se move, começa a definir a sua identidade, a pôr a sua “impressão digital” no movimento que esperamos crescente da sua acção.Poderão perguntar-se: mas que lugar tem uma entidade, feita de outras entidades já estruturadas, e que lugar lhe cabe, com diferenciação suficiente, que se não confunda com o que já existe? É uma boa pergunta que todos nós, os envolvidos, já fizemos, e para a qual acreditamos ter uma resposta, que se exprime na visão, missão e na própria identidade da UASP.


A UASP não nasceu do nada. Nasceu de ideias muito concretas, de investigação, de motivos e de motivação. Nasceu da emergência de uma necessidade, após se ter tomado verdadeiramente consciência da dimensão, do impacto, da acção, do contributo que os seminários deram à civilização e à sociedade contemporânea no Ocidente e, concretamente, em Portugal. No último século, em Portugal, contámos mais de 100.000 antigos alunos nos Seminários, que pulverizaram e influenciaram toda a cultura e a vida social do País. Existem Associações de antigos alunos, formais ou informais, em quase todos os Seminários Portugueses, movidas pelas amizades nas idades que mais profundamente marcam a vida e o crescimento das pessoas, e pela marca de cultura humanista, de princípios e de afectos às casas que, quiçá, foram o grande “trampolim” para uma vida diferenciada.

Mas faltava um verdadeiro elo de ligação entre estas estruturas individualizadas, que exiba a força conjunta deste grande fenómeno nacional, que as coloque em diálogo e interacção, que lhes facilite sinergias e, sobretudo, que as una num ambiente de contributo generalizado à Sociedade Portuguesa e à Igreja.

Parece-me ser este o grande desígnio da UASP, parece-me ser esta a leitura nas entrelinhas dos seus Estatutos e, por conseguinte, será esta a marca da sua identidade.

Para aprofundar este tema fundamental, vai realizar-se em Lamego nos dias 22 e 23 de Setembro próximo, uma jornada de reflexão e aprofundamento sobre a identidade e acção desta organização.

Para a preparação deste grande acontecimento, esteve reunida a equipa organizadora com intervenientes no Fórum de Setembro, precisamente na cidade de Lamego onde, para além das questões logísticas e práticas do evento, desfilaram ideias já muito concisas sobre as temáticas que vão ser reflectidas, à volta da identidade e acção da UASP.

O ambiente é profundamente acolhedor, belo e muito adequado à reflexão, e os anfitriões não deixaram nada ao acaso. Um bem hajam pelo acolhimento, é uma promessa de um trabalho de qualidade que sairá certamente do Fórum e, para o qual, contamos com máxima adesão.

Pelo Secretariado
Luís Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue