sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

D. António Francisco Bispo do Porto


“Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos”, escreve, no texto enviado à Agência ECCLESIA.

É com enorme alegria e profundo orgulho que publico e vos anuncio aqui a notícia hoje tornada pública: D. António Franscisco dos Santos foi nomeado Bispo do Porto.
Por ter sido meu Vice-Reitor em Lamego, meu professor e amigo, este é um dos dias felizes em que dá gosto ouvir a rádio ou ver a televisão, contrastando com o negrume dos tristes acontecimentos dos últimos dias, que nos chegam um pouco de todo o lado.
Estou confiante que esta nomeação é uma Benção para a Diocese do Porto e o reconhecimento das virtualidades de um homem inteligente e de um Bispo à altura dos acontecimentos do seu tempo. Deixa para trás, um rasto de trabalho pastoral com frutos, em particular nos últimos anos na Diocese de Aveiro, e uma saudade de quem o gostaria de ter sempre como Pastor.
A Diocese de Lamego exulta, certamente, com esta nomeação.
A Diocese do Porto contará com um Bispo da dimensão que a sua História sempre nos habituou.
A ASEL sente orgulho e apresenta as sinceras felicitações.
Parabéns D. António Francisco, pode contar sempre connosco.

Mais notícias:



4 comentários:

  1. Quando o Sr. D. António Francisco abraçou o Episcopado e posteriormente a 8 de Dez.2006 foi designado para Aveiro, era eu Presidente da ASEL e tinha Sua Rev. como elemento da Direção. Era sem duvida um elemento Superior que mesmo não podendo estar presente nas diversas reuniões que faziamos, tinhamos sempre a sua benção e muitas das vezes a sua opinião para o assunto a tratarmos. A nossa amizade e conhecimento de há longos anos trata-se por tu, e nesse tratamento eu sinto uma grande honra e previlégio de ter este Servo e Missionário de Deus como Amigo. Sempre me impressionou nele a Grande Fé à Virgem Maria. Esteve a meu lado com sempre seus doutos conselhos, em horas menos boas da minha vida. Estivemos contactaveis ao longo dos cerca de 26 anos que fizemos parte dos Corpos Sociais da ASEL. Hoje, com a grande ligação que me leva à cidade do Porto, onde passei quase todas as minhas ferias na minha meninice e juventude e onde hoje sinto grande vontade de visitar com frequencia, dou Graças ao Bom Pastor que numa Cidade « que é uma Naçon...colocou um Grande Campeão...». Bem Hajas D. Antonio, na certeza absoluta que as forças nunca fragilizarão nesta nova Missão que te foi confiada.
    Deus seja louvado por esta Honra que nos deu e te cubra dos maiores sucessos espirituais nesta agora «nossa» Cidade Invicta.
    Parabéns, Amigo D. António
    A. Cândido

    ResponderExcluir
  2. Foi com grande e enorme satisfação que recebi tão nobre notícia em primeira mão pelo Luís Ferreira - Aveiro e depois nas noticias na TV.
    Parabéns D. António Francisco dos Santos.
    É um orgulho para nós ASEL e para a Diocese de Lamego.
    Parabéns Lamego e ASEL

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Direção.
    Como «nosso» a ASEL deverá saber congratular-se e representar-se nestas novas tarefas de um dos seus associados que muito deu de si, como pertencente aos Corpos Sociais e Directivos da mesma, e como responsavel de varios locais que assumiu na nossa Diocese ao longo de toda a sua formação sacerdotal.
    Penso, inclusive, que lhe poderemos, juntamente com o Dr. Adão e outros, atribuir quase o «prefixo» de fundador ou co-fundador da ASEL.
    Bem haja pela noticia e um abraço fraterno a todos vós,
    Candido

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos

    Grande Homem, D. António Francisco dos Santos. No meu humilde pressentimento deduzo que ele ainda vai chegar mais longe.

    Com os melhores cumprimentos

    O Técnico de Informática,
    João M N Trindade

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue