domingo, 29 de julho de 2018

Núcleo ASEL visita Bispo do Porto


Núcleo ASEL visita Bispo do Porto

Após a entrada solene do Snr. D. Manuel Linda na diocese em 15 de abril de 2018, o Núcleo ASEL do Porto solicitou-lhe uma audiência para apresentar cumprimentos de boas vindas.
Foi no dia 16 de julho que fomos recebidos e para tal um grupo de 9 em representação de todos os Aselistas do Porto se deslocou ao Paço Episcopal.
Antes da receção entramos na Sé e na capela de S. Vicente visitamos o túmulo de D. António Francisco dos Santos onde oramos pelo seu eterno descanso e lhe pedimos bênção e apoio para vencermos as dificuldades da vida terrena, à semelhança do que em vida tantas vezes fez a tantos.
De seguida dirigimo-nos ao Paço Episcopal.
 Com a alegria própria de quem recebe ou visita amigos e conterrâneos, aí nos encontramos e fomos amável e gentilmente recebidos.
Conterrâneos, oriundos todos da diocese de Lamego e alguns já bem seus conhecidos, vivemos momentos de alegria e comunicação que deveras nos enriqueceram.
O Sr. D. Manuel Linda, bispo do Porto, (natural do concelho de Resende, também ele antigo aluno dos Seminários de Lamego), inteirou-se do nosso papel na cidade e em ronda de mesa ouviu de cada um a origem, percurso de vida e vivência atual; ao ouvir as várias referências dos nativos de Cinfães ali presentes (7 em 9), evocou a memória de D. António Francisco e a homenagem interdiocesana que lhe será prestada em 29 de agosto na paróquia de Tendais onde marcará também a sua presença.
O maravilhoso espaço exterior e interior do Paço Episcopal onde Nazoni muito se aprimorou não nos era de modo algum estranho ou desconhecido, pois igual dever já tínhamos cumprido, em 2014, a quando da nossa visita, pelos mesmos motivos, ao Sr. D. António Francisco dos Santos.
Só a título de curiosidade registamos que D. António Francisco entrou solenemente na diocese do Porto em 6 de abril de 2014 e D. Manuel Linda em 15 de abril de 2018.
No momento adequado, com o devido conhecimento da Direção e a título de rasto e memória, oferecemos ao Sr. Bispo do Porto:
-uma «Antologia da Estrela Polar» (obra e orgulho da ASEL),
-uma «pen» com o registo dos 638 aselistas constantes da base de dados atual da ASEL,
-um exemplar da obra editada em 2011 pelo Seminário Maior de Lamego na comemoração dos 50 anos da sua inauguração (1961-2011)
Manifestamos ao Sr. Bispo a nossa disponibilidade para os serviços compatíveis na diocese, oferecemos o capital das nossas orações para ele colocar na bolsa espiritual da comunhão dos Santos.
D. Manuel agradeceu e individualmente de cada um se despediu com espírito de proximidade e presença contínua, gesto que nos sensibilizou e irá permanecer na memória de todos nós. 
Adão Sequeira (Porto,23 julho 2018)

Um comentário:

  1. Com agrado, como ASELISTAS, leio e constato está visita para a qual também fui convidado mas por razões óbvias não pude estar presente. Mais uma certeza que a ASEL está viva em nós visitantes e no visitado. São gestos destes que engrandecem a nossa Associação e são elementos destes que perduram e a vitalizam. Ao Sr. D. Manuel Linda as maiores felicidades nas suas novas funçoes como representante e mensageiro do Bom Pastor na Invicta Cidade e aos colegas que o visitaram uma força e coragem em continuarem a levar a nossa ASEL a todos manifestando o gosto e a honra de a ela pertencerem. Viva a ASEL

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue