segunda-feira, 13 de maio de 2019

ENCONTRO ASEL 2019




Realizou-se, em 4 de maio, mais um encontro nacional de ex-seminaristas da Diocese de Lamego. Desta vez, a ASEL reuniu os seus associados no Seminário de Resende.
Recebidos os aselistas, constatou-se a vinda iniciática de alguns, o regresso de outros ao nosso convívio e a presença sempre entusiasmada daqueles que não faltam e que têm animado a vida da nossa associação.
Feito o primeiro contacto, ocorreu depois a sessão estatutária da Assembleia Geral. Além da aprovação da ata da sessão anterior, a Direcção, pela voz do seu presidente, Luís Matos, deu conta da actividade realizada ao longo do ano, tendo-se seguido as palavras do presidente do Conselho Fiscal, Avelino Pereira, que tem participado em iniciativas da UASP (União das Associações de Antigos Seminaristas Portugueses), das quais deu conta aos nossos associados, nomeadamente no que se refere à jornada missionária “Por Mares Dantes Navegados”.
Face ao actual número diminuto de seminaristas, os Reitores dos Seminários Diocesanos fizeram um ponto da situação, tendo-nos informado das possibilidades de uso das instalações das nossas escolas de formação sacerdotal.

Terminada a sessão da Assembleia Geral, passou-se a um beberete, com géneros oferecidos gentilmente pelo hipermercado “E. Leclerc”, de Lamego, empresa que nunca nos regateou apoio sempre que solicitada, aproveitando para agradecer penhoradamente a amabilidade, não esquecendo também a Pastelaria “O Sonho”, de Resende, os “Bolos da Belinha”,  o “Ditoso Douro Wine” e as “Caves da Raposeira”. Este momento de partilha e convívio fraterno permite sempre a recordação de momentos que nos marcaram na passagem que fizemos pelos seminários diocesanos.

Partimos de seguida para Caldas de Aregos. Aqui foi celebrada a Santa Missa, na capela de Santa Madalena, pelo bispo emérito D. Jacinto Botelho, acolitado por sete sacerdotes de várias gerações. A tradicional deposição de um ramo de flores dedicado a Nossa Senhora, evocando a figura de Maria como a mãe de todos e representante de todas as mães, foi um momento alto da celebração, tendo em conta que, no dia seguinte, 5 de Maio, celebrar-se-ia o Dia da Mãe.


Depois, no pavilhão multiusos conhecido como celeiro de Aregos, foi servido o almoço, excelentemente confecionado pela empresa de eventos resendense “Trindade Eventos Team”, momento abrilhantado pela participação da Orquestra Ligeira da Banda Velha de S. Cipriano, seguida de uma homenagem da ASEL a D. Jacinto Botelho. Como habitualmente, foram também homenageados alguns aselistas, com a entrega de diplomas comemorativos dos cinquenta anos da entrada no Seminário.

No próximo ano, 2020, o encontro ocorrerá em Lamego, para o que se apela a todos os ex-seminaristas, leigos e sacerdotes, que consultem o nosso “blogue” e a página na rede social Facebook, a fim de tomarem conhecimento da nossa atividade e para que consigamos chegar o mais longe possível.
Pela Direção da ASEL
Paulo Pereira Guedes
Curso de 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue