sexta-feira, 26 de maio de 2023

NOMEAÇÃO DE SUA EXA. REVERENDÍSSIMA D. JOAQUIM PROENÇA DIONISIO, NOVO BISPO AUXILAR DA DIOCESE DO PORTO

 

   NOMEAÇÃO DE SUA EXA. REVERENDÍSSIMA D. JOAQUIM PROENÇA DIONÍSIO,    NOVO BISPO AUXILAR DA DIOCESE DO PORTO

 

 

 Com grande alegria, a ASEL tem o prazer de informar todos os Associados da nomeação de Sua Excelência Reverendíssima D. Joaquim Proença Dionísio como novo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.                                                                                                                                                             Abaixo transcrevemos a Nota Episcopal de Sua Excelência Reverendíssima, D. Manuel Linda, Bispo do Porto, datada de 26 de maio de 2023

  A ASEL cumprimenta, respeitosamente, Sua Excelência Reverendíssima D. Joaquim Proença Dionísio, a quem deseja as maiores felicidades.

O Presidente da Direção,

 Luis de Sousa Ferreira

 

 

Nota Episcopal

Novos bispos para a missão diocesana

No atual momento histórico, espera-se de todos os fiéis em Cristo, mormente dos bispos, um ministério centrado na diaconia da fé. Uma Igreja ministerial e sinodal reclama, cada vez mais, a existência de pastores que, como sinais e ministros da comunhão eclesial, se dedicam à missão evangelizadora, valorizem os carismas e fomentem a participação ativa de todos os seus membros, mormente os leigos.

Por este motivo, pedi ao Santo Padre dois bispos auxiliares que, juntamente com o senhor D. Vitorino e eu mesmo, constituamos o costumado «núcleo episcopal» para o serviço do povo de Deus desta grande Diocese do Porto, em ordem à sua contínua renovação e edificação de uma «Igreja em saída», voltada para a evangelização e para a missão.

O Papa Francisco concedeu-nos esses bispos nas pessoas do senhor D. Joaquim Proença Dionísio, originário da Diocese de Lamego, e do senhor D. Roberto Rosmaninho Mariz, proveniente da Arquidiocese de Braga. Agradeço a Sua Santidade mais este gesto bondoso para connosco e aos eleitos a aceitação do múnus episcopal entre nós.

Trata-se, de facto, de dois novos «reforços» que em muito contribuirão para o bem da nossa Diocese, já que a sua formação e experiência pastoral é rica e variada.

D. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, foi Pároco em várias Paróquias, Capelão de Comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, Reitor do Seminário Maior de Lamego, Diretor do Semanário Diocesano “Voz de Lamego”, Diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, Presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e Diretor da sua Escola Profissional, Diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral, membro de vários Conselhos Diocesanos, etc. Na atualidade, é Reitor do Santuário da Lapa e Pároco. Foi nomeado Cónego da Sé de Lamego. Possui o Mestrado em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris.

D. Roberto Rosmaninho Mariz, tem 49 anos e também é cónego da Sé de Braga. Possui a Licenciatura em Sociologia pela Universidade do Minho e o Doutoramento em Estudos da Religião pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica. É Pároco de S. José de S. Lázaro e de S. Pedro de Lomar, em Braga, e presidente dos respetivos Centros Sociais; membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança”; vice-presidente da UDIPSS - Braga; é “Órgão de Vigilância” das Oficinas de S. José e da Cáritas Arquidiocesana; orientador pastoral dos seminaristas do 6º ano de Teologia na área da Pastoral Social - Doutrina Social da Igreja; Vigário Episcopal da Ação Social; membro da Direção do IDAC - Instituto Diocesano de Apoio ao Clero; Vigário Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade; Ecónomo da Arquidiocese, etc.

Serão ordenados nas respetivas Dioceses: em Lamego, a 16 de julho; em Braga, no Domingo seguinte, 23 de julho. Conto com uma significativa participação de fiéis da nossa Diocese em cada uma destas Ordenações.

Aproveito este momento para agradecer ao senhor D. Pio Gonçalo Alves de Sousa estes mais de doze anos de um trabalho dedicado e generoso na nossa Diocese do Porto, três dos quais já depois da aceitação da sua resignação com a fórmula «nunc pro tunc». Sábio, disponível, próximo e solícito, o senhor D. Pio conquistou a simpatia daqueles com quem mais de perto lidou e demonstrou sempre uma grande finura de análise dos muitos processos com que lidou, mormente na Comissão Diocesana de Infraestruturas e Bens Culturais. E não esquecemos o período em que foi Administrador Apostólico desta Diocese do Porto.

Em nome da Diocese e no meu pessoal, dou as boas-vindas aos novos bispos auxiliares e, de coração, agradeço ao senhor D. Pio, à qual, evidentemente, continuará ligado como bispo auxiliar emérito.

Porto, 26 de maio de 2023

+ Manuel, Bispo do Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue