quarta-feira, 10 de abril de 2024

ENCONTRO NACIONAL ASEL EM FÁTIMA - UM ARTIGO DO ANTÓNIO CÂNDIDO


                                                                                         Lamego , 11 de Abril de 2024

Caríssimos Aselistas,

            Com o título " Peregrinação da ASEL a Fátima " , foi publicado na " VOZ DE LAMEGO" de 10 de Abril de 2024, pelo ASELISTA, Sócio Fundador Nº 4 e membro do Conselho Consultivo dos Corpos Sociais da ASEL, António Cândido Teixeira, um Artigo com conteúdo informativo sobre o Nosso Encontro que se vai realizar em Fátima  nos próximos  dias 27 e 28 de Abril de2024.                                No seu próprio estilo , objetivo , simples e  acessível , o António Cândido exorta-nos apela      a todos os que , em tempo , passaram pelos Seminários de Resende e de Lamego , para a participação neste Encontro Nacional e em especial neste ano em que a ASEL Festeja os seus 40 anos de Vida.                       Assim , porque nem todos recebem a "  VOZ DE LAMEGO" ; achei, por bem , publicar o Artigo no Nosso Blogue.

Saudações Aselistas                                                                                                                                    O O Presidente da Direção,                                                                                                                              Luis de Sousa Ferreira

Ver abaixo  o Artigo do António Cândido

=====================================================================







Aproxima-se, o novo Encontro Nacional da Associação dos ex-Alunos dos Seminários de Lamego: próximos dias 27 e 28 de Abril de 2024.

Aprovado por todos os presentes, o local escolhido foi o Altar do Mundo, onde todos gostamos de visitar para nos encontrarmos com a Mãe. Como se transforma aquele local quando nos ajoelhamos diante d’Ela e nos resignamos a que nada somos sem a Sua proteção e de Seu amado Filho….

É sem dúvida um local ideal para recordarmos os momentos que, na nossa juventude tantas vezes sem conter as lágrimas, diante daquela Imagem da Senhora de Lourdes, pedimos por nós e pelos nossos de quem sentíamos tantas saudades.

Caro Antigo Aluno que sentiste uma chamada ou algo que te entusiasmou a entrares naquele Seminário de Resende e hoje ora como Sacerdote ou leigo que recordas desses tempos? Deixaram-te, sem dúvida, diferente e a teres uma comunhão quotidiana mais viva com a Mãe Celeste.

Tu, cuja vocação e chamamento te levaram ao Altar e de modo especial exerces o pastoreio dos servos do Senhor; tu que a dado momento decidiste servir a Deus, como leigo, com Família formada… não podemos olvidar que ambos fomos alunos desse mesmo Seminário e que este Encontro junto da Mãe de Fátima é para todos, todos, todos….

Não te dizem nada estes Encontros? Como gostarias que fossem? Então, vai e encontra alguns com quem conviveste alguns anos e tenta dar esse teu modo de pensamento, partilhando com os que estarão na Confraternização.

Como é de grande beleza e entusiasmo quando visionamos e encontramos os que estão espalhados pelo Santuário ou ao redor da Capelinha das Aparições ou na Procissão de ida e/ou vinda do Altar Central e exclamamos: olha o Padre ….., olha ali também o Padre….. Deus os levou ao altar e eles aqui na terra proclamam a Sua Palavra….

Penso que vice-versa e sou testemunha disso, o rosto alegre dos sacerdotes que caminham com as suas vestes a acompanhar o Andor da Mãe e dirigem o seu sorriso ou um piscar de olho àquele que foi seu colega, seu aluno, seu condiscípulo no Seminário…

Caros Antigos Alunos dos Seminários de Lamego, é esta a reação que, em especial, nós leigos sentimos ao ver nossos ex-colegas com as vestes do sacerdócio; tudo fortalece e anima à renovação desta Associação a que todos pertencemos e em que só alguns dão algo de si.

E, este ano é diferente para todos nós.

A ASEL comemora o seu 40º aniversário.

Permiti que vos deixe a todos esta questão: quantas são as Associações do género que chegam a esta comemoração? Quantas? E porque chegou esta? Apenas e só, porque alguns foram teimosos na sua continuidade, não a abandonaram quando ela estava quase a apagar-se, não esmoreceram e, como um ex-aluno há anos: enquanto eu, tu e ele e mais dois estivermos neste mundo, a ASEL não morrerá. E é este o momento que não podemos esquecer : a força, o entusiasmo e a sempre disponibilidade do seu Fundador, Dr. Adão Sequeira da Fonseca.

Vamos pois todos, todos festejar este novo aniversário.

Na qualidade de responsável pela Organização Logística, gostaria de vos comunicar agora, o possível Programa do Encontro: 

Dia 27. 4. (Sábado), logo pela manhã estarão elementos da Direção ou ligados à mesma, na Casa da Senhora das Dores. 

Uma sala contígua ao hall da receção (onde o rececionista dará a cada um a chave de seu quarto, conforme lista que lhe foi entregue), é embelezada com um grande quadro do nosso saudoso Amigo e Fundador: D. António Francisco dos Santos. Aí, far-se-á, oficialmente a inscrição no Encontro Nacional.

Aos que se inscreveram, pelas 13 horas, será serviço o almoço na Sala de Refeições, seguindo-se tempo livre até às 15 horas, momento para um breve encontro espiritual na Capela do Imaculado Coração de Maria, sito no 1º Piso, em que o Padre José dos Santos Guedes, Tarouquense e contemporâneo de D. António Francisco, como animador espiritual, terá connosco o 1º contacto.

Logo após este encontro espiritual, subiremos ao 2º Piso, onde na Sala de Conferências dar-se-á início à Assembleia Geral.

Com algum tempo para conversas recordativas, os que reservaram, seguiremos de novo para a Sala de refeições para saborear o jantar.  

Pelas 21,00h teremos um dos nossos momentos frente à Virgem, dando resposta a um dos Seus pedidos: «rezai o Terço todos os dias». Durante e após esta recitação, haverá o cortejo da ida do andor da Senhora para o Altar principal com a presença do estandarte da ASEL e um grupo de 6 Aselistas que se disponibilizaram a transportar o Andor da Virgem, em nome de toda a ASEL.

Terminadas estas cerimónias, a Casa da Senhora das Dores espera-nos para o descanso e, posterior pequeno-almoço do dia seguinte, Domingo.

Nesse dia 28, seremos convidados todos a participar na celebração da Eucaristia Internacional.

Logo após esta, por volta das 13h, regressaremos à sala das refeições e depois de uns momentos de convívio e saciados, iremos felicitar a ASEL no:

 

                       40º Aniversário – PARABENS A VOCÊ

 

(com desculpa de todos os peregrinos que possivelmente estarão presentes), cantando o Hino que brilhantemente o nosso Aselista, Maestro Dr. Pereira Pinto compôs.

Assim, com toda a certeza de coração cheio e com muitas recordações partilhadas e atualizadas, partiremos até aos nossos lares.

Nota: Se ainda não te inscreveste e estás interessado, fá-lo o mais rápido possível, pois ainda conseguiremos lugar para ti e para quem queiras trazer a este Encontro muito especial em que o lema será sempre:

                                                    RECORDAR É VIVER 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue