segunda-feira, 13 de junho de 2011

Falecimento do Dr. Albino Brito de Matos

Faleceu ontem, 12 de Junho de 2011, pelas 22H30, o Dr. Albino Brito de Matos, aselista empenhado e participante assíduo dos Encontros e atividades da nossa Associação.
O Dr. Albino Brito de Matos exerceu a actividade de  advogado entre 1958 e 1977, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de 1981 a1993 e destacou-se,  sobretudo,  como presidente da Câmara de 1976 a 2001. Na política ativa durante 25 anos, o Dr. Albino Brito de Matos dedicou-se de forma excepcional ao concelho de Resende tendo realizado grandes obras, das quais de destaca a construção da Ponte da Ermida inaugurada no ano de 1998.
O funeral  realizar-se-á amanhã, 14/06/2011, pelas 17H00, na Igreja Matriz de Santa Maria de Cárquere.
A ASEL apresenta a toda a família as mais sentidas condolências e presta uma homenagem de sentida gratidão pelo testemunho de vida e pelo contributo prestado em prol da sociedade civil e da nossa Associação.  


TESTEMUNHOS
1.
É sempre com grande tristeza que vimos partir um AMIGO, um ASELISTA e um Homem. Tive com ele contactos pessoais intensos e nas diversas idas a sua casa ou mesmo nos encontros da nossa ASEL era alguem que sempre se preocupava em cumprimentar-me e trazer-me aquela força de que por vezes se necessita para uma organização seja ela qual for. Partiu um grande Aselista. Recordo os seus sonetos, recordo os livros que sempre oferecia para a Sala Asel, recordo os livros que disponibilizou aquando dos 25 anos da Asel e quando estivemos no Santuário de Fátima. (António Cândido)
2.
O Rotary Club de Resende prestou homenagem pública a Albino Brito de Matos,(...) Com esta homenagem, o Clube pretendeu manifestar o reconhecimento público ao advogado, ao dirigente associativo, ao poeta e, sobretudo, ao autarca que desempenhou as suas funções com uma dedicação excepcional, com uma grande capacidade de trabalho, com um elevado padrão de ética e com a humildade que tanto o caracteriza. (Rotary Club de Resende in http://www.faroldanossaterra.net/)
3.
Já sem saber contar bem o tempo, neste outono da vida, com o Sol  a cair até se esconder no fundo do mar, fico supreedido com a noticia sobre o falecimento do Sr. Dr. Albino de Matos. Com o seu admirável testemunho, sempre soube honrar a obra dos Seminários, sementeira de amizades imortais na delicadeza e no respeito por um nobre ideal. Na morte de um amigo, um pedaço de mim também cai com uma lágriam de saudade. Comunhão de sentimentos deste esquecido «Pobre Peregrino».(J.Veríssimo)
4.
Não posso estar no funeral. Estou em Fátima nas Jornadas dos Bispos Portugueses, mas rezarei pelo grande e bom Amigo que desde criança conheço e me habituei a admirar e a estimar. Guardo como dom e bênção um belo soneto com que ele me distinguiu na sua generosidade a quando da minha nomeação episcopal.
Peço(-te) que transmitas a toda a Direcção ASEl a minha comunhão solidária e o meu pesar por Este Grande Amigo ASEL.
(D.António, Bispo de Aveiro)

5.
Guardo na memória a imagem do Homem que transmitia uma imensa dignidade pela presença, pela palavra e pelo testemunho da sua vida. A ASEL perdeu um amigo mas Resende viu partir um dos seus filhos mais ilustres.(António Regadas)

Um comentário:

  1. A vida é sem duvida um dom que possuimos e controlado por Alguem que nunca nos avisa quando termina... Embora assim acreditemos, é sempre com grande tristeza que vimos partir um AMIGO, um ASELISTA e um Homem. Tive com ele contactos pessoais intensos e nas diversas idas a sua casa ou mesmo nos encontros da nossa ASEL era alguem que sempre se preocupava em cumprimentar-me e trazer-me aquela força de que por vezes se necessita para uma organização seja ela qual for. Partiu um grande Aselista. Recordo os seus sonetos, recordo os livros que sempre oferecia para a Sala Asel, recordo os livros que disponibilizou aquando dos 25 anos da Asel e quando estivemos no Santuário de Fátima. Deixai-me recordar tambem o seu humanismo quando um dia lhe disse; Dr. faça um preço especial às suas cerejas paraos mais idosos da Azambuza...Sua resposta: venha carregar...E foram algumas dezenas de caixas que amigavelmente ofereceu ao Centro Social da Azambuja. Dr. Brito de Matos, não poderei dizer-lhe o ultimo ADEUZ, mas estarei junto do Pai a orar pelo seu Eterno Descanso. A ASEL vai estar presente e eles representarão todos os que lhe estamos gratos. Que Deus lhe dê o que merece: A FELICIDADE ETERNA.

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue