quinta-feira, 16 de junho de 2011

«A Sabedoria» - Um Livro do Pe. Paulo Alves

Na Aula Magna do Instituto Piaget, em Viseu, teve lugar no dia 7 de Junho o lançamento do livro –«A Sabedoria - Definição, Multidimensionalidade e Avaliação» do Pe. Paulo Alves.
A apresentação de um livro e a sua colocação à disposição pública, (quando o fim não é essencialmente comercial), é sempre um ato de humildade pessoal, coragem inteletual e cedência cultural.
  A cultura, o saber, a ciência e a sabedoria são património da comunidade e não reserva protegida dos seus detentores. Nestes termos é quase um dever imperativo partilhar e ceder à comunidade o saber por parte de quem o tem. As mil formas de o fazer têm o seu expoente máximo na apresentação em letra de forma e especialmente a sua publicação em livro.
Certamente assim pensou e por certo assim atuou o Pe. Paulo Alves ao publicar em livro a sua tese de doutoramento.
(...)
A obra chama-se -«A Sabedoria»-.
Como diria hoje Camões, sabedoria, imagine-a quem não puder entendê-la mas é melhor entedê-la do que imaginá-la.
(...)
«A Sabedoria», este livro do Pe. Paulo Alves não é mais um livro, mas « o livro» de análise cuidada, tema atual, investigação consistente  e divulgação necessária onde encontramos e é testada pela primeira vez em Portugal uma Escala Sobre a Sabedoria (ESS) da sua autoria.
Uma tese de doutoramento é sempre um trabalho exaustivo de profundidade e investigação garantidas que atesta a capacidade, atualidade, e visão do seu autor.
(...)
«Eu, sabedoria, habito com a prudência, possuo a ciência e a reflexão». (Prv. 8,12)
...Tal a profundidade deste livro...tal a preocupação do Pe. Paulo Alves a quem deixo  o meu público louvor  e sinceros parabéns.      
Adão Sequeira   
(Senhora da Hora, Junho 2011)


Um comentário:

  1. Amigo Adão, permite-me esta pergunta: haverá alguem ainda que duvide da nossa amizade? Se houver que se desengane. A nossa união há 26 anos em volta da ASEL criou laços de verdadeira Amizade e por essa Amizade temos, em conjunto, continuado em contacto permanente, para nao dizer quase diários e nada me espantou este teu Artigo de gratidão, honrado pela amizade comum para com o Sr. Reitor que, desculpe Sr. Pd. Paulo Alves, tem tambem sido um elemento que jamais deixou de fazer parte desta nossa Amizade e dedicação e até entrega em prol da ASEL, dos Seminários, da Diocese. Revejo-me assim, neste teu artigo com sempre doutas e correctas expressões e apelo apenas a um voto: que como nós, e muitos outros ja se nos estão a juntar, continuemos a oferecer à nossa Diocese, mesmo vivendo longe dela fisicamente, aquilo que ela nos solicita, merece e anseia. Parabens Dr. Adão por mais uma dessas provas de dedicação à Diocese e Parabens tambem a uma das suas personagens,Pd. Paulo Alves, por tudo o que tem demonstrado, esforçado e oferecido à Diocese e aos Amigos.

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue