segunda-feira, 27 de junho de 2011

(Nova)Bandeira do Seminário de Lamego

A bandeira do Seminário Maior de Lamego é um símbolo representativo que, nos seus elementos, evoca expressivamente a natureza e a missão do Seminário.
As cores - o branco e o amarelo - são as cores de uma outra bandeira, um verdadeiro estandarte da fé: a Bandeira da Cidade Estado do Vaticano, à qual nos ligam os laços da comunhão eclesial e os vínculos da fé confirmada por Pedro.
Na Tiara Pontifícia, no Báculo e na Cruz Papal que ocupam o centro da Bandeira, está representado o ministério pastoral de Pedro e dos seus sucessores, pelo qual os seminaristas devem nutrir um verdadeiro amor, assumindo como regra de fé o magistério da Igreja que é Mãe e Mestra da verdade.
Sobre as insígnias pontifícias, aparecem Jesus, Maria e Ana, padroeiros do Seminário Maior. A Eles se confiou o Seminário desde o seu início, esperando receber do seu poderoso patrocínio os dons e as graças do Alto. Sob o seu exemplo modelar, quer também o Seminário continuar a crescer.
Do lado direito pendem as armas da Cidade de Lamego, símbolo do povo a cujo serviço o seminário se destina.
No flanco esquerdo, vê-se o brasão do Sr. D. Agostinho de Jesus e Sousa (1922-1942). “As armas episcopais deste Prelado estão pintadas na bandeira do Seminário Maior de Lamego[1]. Escudo de prata, uma águia, de negro, carregada de um escudete de azul, sobrecarregado de um coração de vermelho, coroado de espinhos, de negro, e encimado por uma pequena cruz, de branco; na dextra, segura um tinteiro, de negro, e na sinistra uma pena, de castanho; das garras da águia pende uma fita de cor de rosa, atando um livro, de vermelho, carregado de um “S” de ouro; sob este livro, à dextra, um ramo de açucena, florida de sua cor, que na base ostenta o monograma de Nossa Senhora, de ouro e envolvido por um halo do mesmo; à sinistra, um ramalho de carvalho, de verde. A águia de Hipona, porque é representado Santo Agostinho, recorda o onomástico do Prelado, o coração evoca Jesus e o “S” do livro quer dizer Sousa.
Na parte inferior, a identificação do seminário e a indicação dos grandes valores a cultivar: DEUS e a PÁTRIA.
==================================================================
NOTA: Face à dificuldade de restauro da Bandeira original e à preocupação de a preservar, foi feita uma cópia de excelente qualidade, oferta do aselista Manuel Pereira Filipe, natural de Penude.


[1] - Revista Beira Alta, 1977, Vol. XXXVI, Éden Gráfico – Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue