segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um homem (atento) no seu tempo

O dia de ontem marca de forma memorável a história da Diocese de Lamego, pelo acontecimento em si mas, de forma especial, pela pessoa de D. António Couto, verdadeiramente um homem no seu tempo. A sua presença é de uma acutilância impressionante e a alegria que transborda dos gestos, das palavras e do sorriso, cativam ao primeiro contato. Pelo menos, foi esta a impressão com que fiquei ontem, na sua tomada de posse. 
Um Bispo que sabe dialogar na Igreja e, em particular com o mundo, atendo e perspicaz, aproveitou a oportunidade da sua tomada de posse, sem se deixar deslumbrar, para lançar um desafio e impulsionar uma medida concreta para a sua diocese: o levantamento exaustivo de todos os idosos que vivem sozinhos e que precisam de acompanhamento para que não se repitam as desgraças que a comunicação social divulgou por estes dias. Este facto, por si só, foi o destaque maior da comunicação social mas revela o quanto D. António é um homem deste tempo, atento, perspicaz e com sentido prático de missão.
Um bom augúrio e um desafio certo a toda a Diocese.
AR
FOTOGRAFIAS da tomada de posse >aqui<

Notícia completa da tomada de posse na Agencia Ecclesia pode ser vista >>>aqui<<<

O novo bispo de Lamego, D. António Couto, tomou hoje posse da diocese, afirmando que conta com todos os membros da comunidade católica para desempenhar o seu papel, “entre Deus e o povo”.
“Quero muito ver o vosso rosto. Já sabeis que trago notícias de Deus e que conto muito com cada um de vós, para levar a todos os lugares e a todas as pessoas desta bela diocese este vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou”, disse, na homilia da missa que decorreu na sé lamecense.Ao assumir a sede episcopal que lhe foi confiada em novembro de 2011 por Bento XVI, D. António Couto apresentou como um bispo que quer estar “pertinho de Deus, mas de um Deus que faz carícias ao seu povo, um Deus que ama e que perdoa” e “pertinho do povo, o suficiente para lhe entregar esta carícia de Deus”.


No dia 29 de Janeiro, a RTP2 transmitiu o programa 70x7 sobre a Diocese de Lamego.
Para quem não teve oportunidade de ver, aqui fica o link para poder ser visto: >>>aqui<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue