segunda-feira, 19 de março de 2012

Em memória de Mons. Veríssimo de Lemos Peliz

Lembro-me, dos meus tempos de Seminário, da figura simpática de Mons. Veríssimo Peliz, associada à imagem de um músico de excecionais qualidades, de compositor a instrumentista. Quando havia pontificais na Sé Catedral, e o seminaristas integravam o côro da Sé, o majestoso Órgão de Tubos era a pedra de toque que enchia o solene templo com a mestria com era tocado, pelas mãos hábeis e doutas de Mons Veríssmo Peliz. A figura imponente do homem de cabeleira branca era adocicada pelo sorriso fácil e pelo trato simples e humilde que o caracterizava. Esta imagem que marca e esta recordação que fica nos calabouços da memória jamais se apaga mesmo que o Homem morra e se afaste de nós. E Mons Veríssimo partiu, para o Pai, a 7 de Março de 2012. Dele ficará para sempre, dentro de mim, esta memória. Em sua memória e homenagem.

Notícia da Voz de Lamego

Um comentário:

  1. Caros Aselistas e Amigos: ao ler a noticia na VL fiquei triste e elevei minha voz ao Criador solicitando-Lhe que dê o eterno descanso a mais este Grande Homem. Recordo-o com muitas saudades; essencialmente de quando com meus 9 anos a aguardar a chamada para o Seminário de Resende, me levava para o seu gabinete no Paço, onde perdido em tantos e demais livros,em ambiente demasiado escuro e sossegado, durante algum tempo me ensinou a escrever e a falar francês ( resultado da amizade que sempre existiu entre o Mons. e meu Pai). Recordo-o pela grande Amizade que nutria por meu Pai (e vice-versa), ele como maestro (de renome) e meu Pai como flautista (transversal) ora na Tuna Lamecense, ora no rancho de Fafel, ora no Rancho da Seara, ora como elemento convidado para actos liturgicos ou demais similares.... Acabou por assistir nos ultimos momentos de meu Pai, como capelão do Hospital de Lamego. Deste modo e num blog que tambem era seu por direito proprio, deixo aqui a minha gratidão, amizade e o meu voto de o Criador o coloque no Coro Celestial onde sem duvida terá lugar de destaque. Recordarei eternamente aquele rosto sempre sorridente, aqueles cabelos brancos e aquele tremer que em todos os que com ele falavam deixava marcas...Paz à sua alma e de lá nos proteja. Obrigado Sr. Dr. Paz à sua alma.

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue