quarta-feira, 1 de agosto de 2012

24 de julho - Convívio Sacerdotal recorda D. João da Silva Campos Neves

CONVÍVIO SACERDOTAL_2012
“Quem nada leva, tudo tem para dar”. São palavras do Sr. D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego, proferidas na homilia celebrada em Cepos, concelho de Arganil, terra natal do Sr. D. João da Silva Campos Neves, Bispo de Lamego entre 1948 e 1971.
A romagem a Cepos inseriu-se na celebração do cinquentenário da construção do actual edifício do Seminário Maior de Lamego, construção que foi promovida pelo Sr. D. João Campos Neves. De Lamego, deslocaram-se a Lamego o Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese; o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito; o Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral; as Equipas Formadoras do Seminário Maior de Lamego (a quem coube a organização) e do Seminário Menor de Resende; cerca de dezena e meia de outros sacerdotes diocesanos; o Sr. Presidente da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego (ASEL); e os seminaristas da Diocese.
À chegada a Cepos, estava à espera da comitiva da Diocese de Lamego, o P. António Dinis, Pároco daquela comunidade, na qual é coadjuvado por outro sacerdote da Diocese de Coimbra. Foram ainda recebidos pela Sra. Etelvina Santos, Presidente da Junta de Freguesia, outras autoridades camarárias e civis, pelo Sr. Prof. Doutor Campos Neves, sobrinho do Sr. D. João, e outros seus familiares.
O Sr. P. António Dinis deu as boas vindas aos presentes, no que foi seguido pela Sra. Presidente da Junta de Freguesia. O Sr. P. Paulo Alves, Reitor do Seminário Maior de Lamego, em breves palavras, explicou o sentido desta viagem da Diocese de Lamego a Cepos, integrada na celebração do cinquentenário da construção do actual edifício do Seminário Maior da Diocese.
Seguiu-se uma conferencia, proferida pelo P. Luciano Moreira, sacerdote da Diocese de Lamego, e que tem dedicado os últimos anos a fazer pesquisas sobre o Sr. D. João da Silva Campos Neves. Na sua intervenção, o P. Luciano foi referindo os factos mais salientes da biografia do Prelado Lamecense. De entre os vários momentos marcantes do seu ministério, encontram-se várias Cartas Pastorais, escritas à Diocese. Numa delas, o Prelado escrevia que “como Bispo, nada trazia para a Diocese e que só teria aquilo que os Diocesanos de Lamego lhe quisessem dar”.
A manhã encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António Couto que, na sua homilia, ao invocar a figura do Sr. D. João da Silva Campos Neves, seu predecessor, o indicou como “um homem do Evangelho”, que viveu em Lamego do modo como Jesus pediu aos discípulos para viverem:  “Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas.” Por isso, concluía o Sr. D. António, “quam nada leva, tudo tem para dar, porque dá o mais importante: o Evangelho”.
No final da Eucaristia, foi servido um almoço, gentilmente oferecido pelos familiares do Sr. D. João da Silva Campos Neves, a todos os presentes. Ao terminar o almoço, várias pessoas intervieram, para evocar a figura e a importância do Bispo de Lamego nascido naquela localidade de Cepos.
Como se pode constatar pelas fotos a ASEL esteve (bem) representada pelo seu Presidente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue