A romagem a Cepos inseriu-se na celebração do cinquentenário da construção do actual edifício do Seminário Maior de Lamego, construção que foi promovida pelo Sr. D. João Campos Neves. De Lamego, deslocaram-se a Lamego o Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese; o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito; o Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral; as Equipas Formadoras do Seminário Maior de Lamego (a quem coube a organização) e do Seminário Menor de Resende; cerca de dezena e meia de outros sacerdotes diocesanos; o Sr. Presidente da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego (ASEL); e os seminaristas da Diocese.
O Sr. P. António Dinis deu as boas vindas aos presentes, no que foi seguido pela Sra. Presidente da Junta de Freguesia. O Sr. P. Paulo Alves, Reitor do Seminário Maior de Lamego, em breves palavras, explicou o sentido desta viagem da Diocese de Lamego a Cepos, integrada na celebração do cinquentenário da construção do actual edifício do Seminário Maior da Diocese.
A manhã encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António Couto que, na sua homilia, ao invocar a figura do Sr. D. João da Silva Campos Neves, seu predecessor, o indicou como “um homem do Evangelho”, que viveu em Lamego do modo como Jesus pediu aos discípulos para viverem: “Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas.” Por isso, concluía o Sr. D. António, “quam nada leva, tudo tem para dar, porque dá o mais importante: o Evangelho”.
No final da Eucaristia, foi servido um almoço, gentilmente oferecido pelos familiares do Sr. D. João da Silva Campos Neves, a todos os presentes. Ao terminar o almoço, várias pessoas intervieram, para evocar a figura e a importância do Bispo de Lamego nascido naquela localidade de Cepos.
Como se pode constatar pelas fotos a ASEL esteve (bem) representada pelo seu Presidente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A ASEL agradece a colaboração neste blogue