terça-feira, 25 de setembro de 2012

ECOS DO FÓRUM UASP


Seminários: Antigos alunos reunidos em Lamego

Antigos alunos dos seminários portugueses reuniram em Lamego, nos dias 22 e 23 de Setembro, para reflectirem sobre a sua identidade e missão.

O Forum, subordinado ao tema “Identidade e Missão da UASP”,  que decorreu nas instalações do Seminário Maior de Lamego, tendo como anfitriã a ASEL – Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego –, pretendeu reflectir sobre o lugar que cabe, na Igreja e na sociedade, à União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP), bem como concretizar melhor o serviço que a União pode e deve prestar às associadas e aos seus membros. Assim, delineou-se um programa que assentou na discussão de vários temas relacionados com o papel da UASP na Igreja portuguesa, tendo participado neste evento uma centena de pessoas de todo o país.
Com a participação activa de antigos alunos dos seminários portugueses, de vida consagrada ou leigos, como o lamecense Frei Isidro Lamelas, da Ordem Franciscana, ou o leiriense Monsenhor Luciano Guerra, antigo Reitor do Santuário de Fátima, entre outros, o encontro reflectiu sobre “Horizontes do projecto de participação social e eclesial da UASP”, “Responsabilidade e Participação”, “União e Representação” e “Defesa e Promoção”.
Tendo estado na sessão de abertura o vereador Jorge Osório, em representação do município de Lamego, esteve na sessão de encerramento o senhor D. Jacinto Botelho, bispo emérito da Diocese de Lamego, que presidiu à Eucaristia.
O Forum integrou também momentos de lazer, como uma visita às Caves da Raposeira e um sarau da responsabilidade da UASP, no dia 22, tendo terminado com uma visita ao Museu de Lamego e à Sé Catedral.
A ASEL agradece às Caves da Raposeira, ao E. Leclerc, que fez a oferta de produtos para os vários coffee-breaks, ao Museu de Lamego, pela visita proporcionada,  à CGD, pelo apoio logístico, e à Região de Turismo do Douro, pela oferta de brochuras alusivas à região.
P’la Direcção da ASEL
Paulo Pereira Guedes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue