sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Diocese de Lamego com nova organização


O bispo de Lamego decidiu reorganizar a divisão territorial da diocese, reduzindo o número de arciprestados (conjuntos de paróquias) para menos de metade, de 14 para seis.
“Esta reconfiguração do tecido arciprestal da Diocese de Lamego ocorre para permitir que os arciprestados que, até agora, contavam com um número muito reduzido de sacerdotes, possam permitir a sua integração em zonas pastorais mais amplas”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo gabinete diocesano de imprensa.
O decreto episcopal de D. António Couto diz que a mudança visa “possibilitar encontros mais proveitosos de estudo, programação, avaliação, oração e comunhão sacerdotal”.
O bispo de Lamego, que tomou posse do cargo a 29 de janeiro deste ano, sucedendo a D. Jacinto Botelho, ouviu neste processo de “estudo e de reflexão” os vários órgãos consultivos da diocese.
“Com esta medida, não se pretende eliminar Arciprestados, mas simplesmente juntá-los em áreas geograficamente maiores, permitindo que a Nova Evangelização na diocese possa contar com mais recursos, não só pelo maior número de sacerdotes que os integram, mas também com uma maior envolvência dos leigos nos vários órgãos arciprestais”, indica o comunicado oficial.
A Diocese de Lamego pertence maioritariamente ao Distrito de Viseu e integra atualmente 14 concelhos (dois deles pertencem ao Distrito da Guarda) e distribui-se por 223 paróquias da margem a sul do Douro, numa área de aproximadamente 2900 Km2.
Os novos Arciprestados são: Armamar-Tarouca; Castro Daire-Vila Nova de Paiva; Cinfães-Resende; Lamego; Mêda-Penedono-S. João da Pesqueira-V. N. de Foz Côa; Moimenta da Beira-Sernancelhe-Tabuaço.
Para além da reorganização do mapa arciprestal, foram ainda aprovados os novos Estatutos do Arciprestado, que preveem a criação, em cada um deles, de “Escolas de vivência da fé”.
Estas estruturas devem “facultar a todos os cristãos adultos a formação necessária para aprofundar e amadurecer a própria fé”.
OC - AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue