quarta-feira, 9 de maio de 2018

ARTIGO JORNALÍSTICO


ENCONTRO NACIONAL 2018

No dia 5 de maio, realizou-se o encontro nacional dos associados da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego. Cumprindo a regra não escrita da alternância, os antigos seminaristas reuniram, desta vez, no Seminário Maior de Lamego.
Recebidos os aselistas, verificou-se que alguns vieram pela primeira vez, outros regressaram ao nosso convívio e outros ainda eram os que vêm sempre e que têm dado vida à nossa associação.
Na sessão estatutária da Assembleia Geral, iniciada, como sempre, pelo hino da ASEL, o respetivo presidente, Cândido Teixeira, homenageou todos os que com ele integraram os órgãos sociais desde os primórdios da associação. O Reitor do Seminário Maior de Lamego, padre Joaquim Dionísio, fez referência às obras em curso na Casa, tendo oferecido o novo auditório para eventos promovidos por aselistas, como a apresentação de obras literárias. Referiu que o Seminário é frequentado por sete seminaristas, estando três em Braga, no Seminário interdiocesano, a fazer os estudos teológicos. O Vice-Reitor do Seminário Menor de Resende, por sua vez, referiu que se prevê, em parte daquela Casa, a instalação de um lar para portadores de deficiência, continuando a outra parte da mesma a receber eventos relacionados com a vida pastoral da Diocese de Lamego.
Foi depois a vez de o presidente da Direção da ASEL, Luís de Matos, apresentar a atividade da associação, tendo feito uma resenha da mesma, salientando:
·           Promoção de mais momentos de convívio entre os aselistas nos nossos encontros anuais, dado que as sessões da Assembleia Geral passaram a tratar só dos assuntos gerais;
·           Instituição do hábito do beberete a meio da manhã, a fim de levar os aselistas a socializar e relaxar;
·           Realização de almoços volantes para que todos pudessem conversar com todos e não só com aqueles que estão à sua frente ou ao seu lado nas mesas;
·           Presença em todos os eventos realizados pelo Seminário Menor de Resende sempre que o Sr. Vice-Reitor achou por bem convidar;
·           Na UASP, apesar da pouca disponibilidade para presença em muitas das atividades, participação nas que foi possível, integrando novamente o conselho fiscal;
·           Realização da peregrinação ao Santuário de Fátima no âmbito do centenário das aparições;
·           Participação na visita/romagem ao túmulo de D. António Francisco dos Santos organizada pelo núcleo do Porto da ASEL;
·           Continuidade do “blogue” como meio de comunicação e divulgação dos assuntos de interesse da ASEL e dos seus associados;
·           Criação de uma página no Facebook para tentar alcançar um maior número de aselistas, a qual já tem mais de uma centena de seguidores.
Por fim, o presidente da Direção felicitou D. Manuel Linda, aluno dos Seminários de Resende e Lamego e, por isso, membro da ASEL, pela sua recente nomeação como bispo do Porto, augurando-lhe os maiores êxitos apostólicos no desempenho das suas novas funções, guiado por Deus e pela Virgem Maria.
Na sequência, foi aprovado um voto de saudação e ovação, rogando a Nossa Senhora de Lourdes os maiores êxitos para a missão do novo bispo do Porto no seio do rebanho portuense, mensagem que, de imediato enviada, obteve resposta de D. Manuel Linda, agradecendo a ovação prestada.
Além disso, foi feita uma homenagem ao aselista D. António Francisco dos Santos, falecido em setembro de 2017 quando era bispo da diocese do Porto e que foi sempre um membro empenhadíssimo da ASEL e seu sócio fundador, tendo deixado em todos uma imagem de bondade que não se apagará. Foi, então, aprovada por unanimidade a proposta do presidente da Assembleia Geral para que se nomeasse D. António como sócio honorário da ASEL, a título póstumo. Foi apresentado um quadro com uma fotografia de D. António em pose a que nos habituou, com o seu sorriso bondoso, quadro que foi depois afixado na sala ASEL existente no Seminário Maior de Lamego.
Visto que, neste ano, os órgãos sociais terminaram o mandato, houve lugar à eleição de novos elementos. Assim, informamos aqui da composição dos órgãos, para que todos possam saber quem são:

  • Direção
  • Presidente: Luís Manuel Almeida Matos Ferreira Pinto
  • Vice-Presidente: Paulo António Messias Pereira Guedes
  • Secretário: António Augusto Rocha Saraiva
  • Tesoureiro: Manuel Fernandes Loureiro Amorim
  • Vogal: Joaquim Proença Dionísio
  • Vogal: João Francisco Piedade Coutinho
  • Vogal: Francisco Manuel Taveira Pinto Guedes
  • Conselho Fiscal
  • Presidente: Avelino Alves Pereira
  • Vogal: Duarte João Reis Morais
  • Vogal: Manuel da Silva Pinto

  • Mesa da Assembleia Geral
  • Presidente: António José Lopes Regadas
  • Vice-Presidente: Silvino Santos Félix Cabral
  • Secretário: Luís Sousa Ferreira
  •  
  • Conselho Consultivo
  • Conselheiro: Adão Pereira Sequeira Fonseca
  • Conselheiro: António José Santos Ferreira
  • Conselheiro: Vasco Oliveira Pedrinho
  • Conselheiro: António Cândido Gomes Teixeira
  • Conselheiro: João Pinto da Silva


Terminada a sessão da Assembleia Geral, os aselistas conviveram num beberete, com géneros oferecidos gentilmente pelo hipermercado “E. Leclerc”, de Lamego, entidade que nos tem apoiado sempre que solicitada e a quem agradecemos penhoradamente a amabilidade, assim como agradecemos à pastelaria “O Sonho”, de Resende, pelo apoio na logística das refeições. Este foi um momento de partilha e convívio fraterno, permitindo a recordação de momentos marcantes da passagem pelos seminários diocesanos.
Seguiu-se, na belíssima capela do Seminário Maior, a Santa Missa, celebrada pelo nosso bispo emérito D. Jacinto Botelho e concelebrada por dez sacerdotes, acolitados por um coro diligentemente dirigido pelo nosso presidente da Direção, Luís de Matos, acompanhado ao órgão pelo novo presidente da Assembleia Geral, António Regadas. A jovem Paula Ferreira brindou-nos, na Eucaristia, com uma belíssima interpretação vocal da “Ave-Maria” de Gounod, aquando da tradicional deposição de um ramo de flores dedicado a Nossa Senhora, evocando a figura de Maria como a mãe de todos e representante de todas as mães. De notar que, no dia seguinte, 6 de maio, celebrar-se-ia o Dia da Mãe.
O almoço foi, como sempre, excelentemente confecionado pelas funcionárias do Seminário, a quem agradecemos a diligência e o primor, o que estendemos aos aselistas João Coutinho e José João, sempre disponíveis para ajudar com ofertas de géneros.
Da parte da tarde, houve convívio no auditório, com a interpretação de várias canções pela artista Paula Ferreira,  a entrega dos diplomas comemorativos dos 50 anos da entrada no Seminário e um momento muito interessante, com a intervenção de vários aselistas, que contaram diversas peripécias do tempo em que foram seminaristas.
No próximo ano, 2019, em local ainda por decidir, o encontro será em 4 de maio. Apela-se a todos os ex-seminaristas, leigos e sacerdotes, que consultem o nosso “blogue” e a página na rede social Facebook, para que tomem conhecimento da nossa atividade e para que consigamos chegar o mais longe possível. Sendo notórias algumas dificuldades na mobilização, visto que muitos ex-seminaristas, se bem que saibam, porque recebem as comunicações da ASEL, das nossas atividades, não se mobilizam como quereríamos. É claro que ninguém é obrigado a participar. Todavia, sabendo que recordar é viver, bem gostaríamos de conseguir contrariar algum desprendimento e até uma certa atitude laxista, que nos incute alguma amargura. Julgamos que aqueles que vêm pela primeira vez ficam satisfeitos e só lamentam que outros do seu tempo não o façam.
Posto isto, deixamos aqui o nosso propósito de fomentar um sentimento de proximidade maior entre todos os que passaram pelas nossas casas de formação sacerdotal, tendo em vista também o fomento da inscrição de antigos alunos. É imprescindível conseguir o maior envolvimento possível de antigos seminaristas para a dinamização da ASEL.
Pela Direção da ASEL
Paulo Pereira Guedes
Curso de 1974


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ASEL agradece a colaboração neste blogue