sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Consoada ASEL 2019 - Núcleo do Porto



Consoada ASEL - Núcleo do Porto

O Núcleo do Porto reuniu, conforme o vem fazendo há trinta e muitos anos, para Confraternizarmos sobre o lema " CONSOADA de Natal".
Por razões óbvias, enquadrou-se nesta Confraternização a visita ao Amigo, Fundador e Aselista: D. António Francisco dos Santos.
Assim, com autorização solicitada e ultrapassando a longa fila que no momento se preparava para visita à Sé do Porto, o Dr. Adão Sequeira, nos encaminhou até ao Túmulo de D. António Francisco.
Em silencio e depois em comum, foi recordado o Homem que de Cinfães a Lamego, de Braga a Aveiro, do Porto a todo o Portugal e alem fronteiras, deixou saudade em todos os lugares que passou. Com todos os presentes aselistas e alguém, sabedor da Homenagem, se deslocara de Aveiro, houve o reconhecimento do "incomensurável muito" que nos deixou. Obrigado D. António Francisco.
Embora tivesse sido programado, mas sem certezas, havíamos determinado apresentar, em nome pessoal e da ASEL NACIONAL, votos de BOAS FESTAS ao conterrâneo aselista e Bispo da Cidade Invita, Sr. D. Manuel Linda. Em mensagem que nos fez chegar a meio da tarde, desse mesmo sábado, justificou a sua não presença por motivos Pastorais se encontrar fora do País. Como leitor deste nosso Jornal VL e do site da ASEL, deixamos aqui esse nosso voto e, outras ocasiões serão oportunas para um próximo e honroso encontro.
Terminado este Alto Momento da Consoada Asel-Núcleo Porto, dirigimo-nos ao repasto, com cheirinho a Natal: o célebre bacalhau, as rabanadas e o bolo-rei. 
Assim, um Restaurante em Leça da Palmira, em local aprazível, oferecendo-nos o cheirinho e a vista do Atlântico e uma mesa recheada de bons aperitivos, os cerca de três dezenas de Aselistas continuamos a nossa Confraternização que, com carolice o Alfredo Morais, o Manuel C Fernandes e o, sempre, Dr. Adão Sequeira tão bem organizaram e prepararam.
Longos vão os anos em que este Núcleo, nesta Consoada, juntávamos cerca de 100 e mais elementos. Algumas fotos, trazidas pelo Alfredo Morais, datadas de há 35 anos, o comprovaram.... São outros os tempos...Tempos em que a Amizade... o espírito de Camaradagem se alterou e se minguou...
Foi mais uma Consoada ASEL-Porto.... Iremos repeti-la e iremos dar-lhe continuidade... Alguém comentava à mesa: " enquanto alguns de vós por cá andarem, sem dúvida que esta Confraternização não morrerá". É verdade que nesse alguns, o Cândido, se Deus o permitir, deslocar-se-á, de propósito de Lisboa ao Porto para este Encontro de um Núcleo que juntamente com o Dr. Adão Sequeira criamos há já uma longa dezenas de anos.
Assim preenchemos o nosso 7 de Dezembro de 2019. Assim iremos preencher, com a ajuda do Menino Deus, o dia 5 de Dezembro de 2020.
Em nome pessoal e de todos os presentes, transmito a toda a Direção, a todos os Aselistas, sacerdotes e/ou leigos, ao Bispo da nossa Diocese, Sr. D. António Couto, votos de um Santo e Feliz Natal e um novo ano de 2020 repleto das Graças do Senhor sobre a proteção de Nossa Senhora dos Remédios, nossa Padroeira.
BOAS FESTAS
A. Cândido Teixeira
        

Um comentário:

  1. Enquanto uns se divertem e confraternizam (é louvavel e justo), outros, nesse mesmo dia choram a passagem de entes queridos (é util e necessário) Que o Pai - nosso Criador - os acolha no seu regaço.
    Boas Festas de Natal.

    ResponderExcluir

A ASEL agradece a colaboração neste blogue