D. António Francisco e a Sua Hora
Por Adão Sequeira
-1-
Em 29 de outubro de 2023, na Sé Catedral de
Setúbal e entrada solene de Sua Eminência o Cardeal D. Américo Aguiar como
bispo da diocese e perante o Episcopado presente, Monsenhor José Guedes,
convictamente e com arrojo, falou da beatificação de D. António Francisco com as
palavras que abaixo se transcrevem. Este alerta em Setúbal é um verdadeiro apelo à Igreja do Porto Não são bom exemplo os tempos em que um santo era reconhecido como tal centenas de anos após o falecimento (cerca de 600 anos para S. Nuno Alvares Pereira). Fernando de Bulhões, melhor dizendo, Santo António de Lisboa, falecido em 1231 e canonizado em 1232 teve melhor sorte no caminho. Finda a celebração litúrgica, informou Sua Eminência o Cardeal D. Américo Aguiar: «O Pe. José Guedes vai falar um minuto, ou melhor, sessenta segundos. Ele é de Lamego e costuma cumprir, vamos ver».
Podem pensar, podem dizer o quiserem, mas Dom António há-de subir aos altares. Não estou em representação de ninguém nem a ninguém pedi autorização; é um imperativo meu que assumo com toda a esperança. Na expressão e bondade do D. António os pobres não podem esperar. Então, hoje e aqui, eu tenho de dizer: o processo de beatificação do Dom António não pode esperar. Obrigado a Vossa Eminência e a toda esta distinta a Assembleia pela paciência que tiveram comigo».
3- Esta intervenção sentida e emocionada de Mons José Guedes ecoou no mesmo som e tom, sentido e direção que já tínhamos, quase profeticamente, ouvido em 8-12-2017, na cidade de Aveiro, aquando da apresentação do livro «In Manus Tuas» em que o orador finalizou dizendo: «Obrigado D. António porque me ajudou a ser melhor Padre; convivemos com um Santo, rezo para que as Dioceses de Aveiro, Porto e Lamego iniciem, quanto antes, o processo para que tal possa ser confirmado pela Igreja universal». O exemplo das suas virtudes precisa ir mais longe e mais além... ...Mais além e a todo o lado.
AdãoSequeira (30-10-2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A ASEL agradece a colaboração neste blogue