quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quem é quem?

Depois de nos termos infiltrado nos arquivos do Seminário, abrimos um novo espaço no nosso blog, para irmos publicando, periodicamente, fotografias dos nossos tempos de seminário. Vai estando atento, quem sabe, podes aparecer tu e, de certeza, vai aparecer muita gente que conheces.
Ajuda a identificá-los nos comentários à postagem ou diretamente para o email asel.seminario@gmail.com. À medida que (n)os formos identificando , vamos atualizando a fotografia com os nomes.
Espero que gostes da ideia e contamos com a tua colaboração!
Fotografia com os nomes >>>aqui<<<

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Direção reúne para preparar Encontro Nacional


A Direção da ASEL reuniu, no passado dia 25 de fevereiro, no Seminário de Lamego, juntamente com o Pe Paulo Alves e o Pe José Fernando, para preparar o Encontro Nacional da ASEL que se irá realizar no Seminário Maior de Lamego, integrando o ano das comemorações do cinquentenário, e que este ano tem a particularidade de ter a duração de 2 dias. 







Em primeira mão fica já o anúncio do ENCONTRO NACIONAL DA ASEL DE 2012, nos dias 4 e 5 de Maio de 2012. No dia 4 de Maio o encontro tem início com uma sessão que integra o lançamento e apresentação do Livro "Da minha Janela - a inquieta curiosidade do olhar" do Pe João André (ex-Reitor do Seminário de Lamego) e no dia 5 de Maio com as actividades relacionadas com a Assembleia Geral e ato eleitoral para o próximo triénio, e outros momentos de celebração, de animação e convívio.
Informamos que quem pretender pernoitar poderá dispor de dormidas no Seminário de Lamego. A reserva e informações sobre dormidas são tratadas diretamente com o Seminário.
Em breve daremos mais informações sobre o PROGRAMA do Encontro.
No final da reunião, o Presidente da ASEL, amavelmente, ofereceu o jantar em sua casa e aproveitamos este momento para deixar um agradecimento ao casal pelo momento agradável que nos proporcionou.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MENSAGEM QUARESMAL de D. António Couto

O Papa Bento XVI inspirou-se na bela homilia que é a Carta aos Hebreus para falar, nesta Quaresma, ao coração da Igreja inteira e fazer soar e ressoar as suas cordas mais sensíveis, no sentido de nos fazer acordar da nossa letargia e nos persuadir a «prestar atenção uns aos outros, para acender em nós o paroxismo do amor e das obras boas e belas» (Hebreus 10,24).
A Quaresma é um tempo de graça, de verdade e de escuta em alta fidelidade. É também um tempo de prova. Tempo de rasgar novas avenidas de nova sensibilidade, de abrir caminhos de caridade mais intensa, sempre a partir da Vida nova do Ressuscitado, sempre a caminho da Vida nova do Ressuscitado. Em boa verdade, é sempre bom e belo tomarmos consciência de que estamos hoje e aqui, a viver esta Quaresma do Ano da Graça de 2012, depois da Ressurreição do Senhor e por causa da Ressurreição do Senhor.
+ António Couto

Para a mensagem completa >>>aqui<<<

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Direção da ASEL reúne no Seminário de Lamego

A Direção da ASEL vai reunir no próximo sábado, dia 25 de fevereiro, pelas 17H00, na sala sede da Associação, no Seminário Maior de Lamego. Este encontro de trabalho termina com o jantar servido no Seminário.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Retiro Anual da UASP

Procura-te no silêncio. Encontra-te na oração!
Orientado por Mons. Luciano Guerra
2 - 4 de Março de 2012
Casa de Retiros do Seminário de Leiria
Recentemente constituída, a UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses aprovou, em Assembleia-Geral, no passado mês de Dezembro o primeiro programa de acção com propostas nas áreas da espiritualidade, cultura e reflexão.
A primeira iniciativa, a realizar no fim-de-semana de 2 a 4 de Março, na Casa de Retiros do Seminário Diocesano de Leiria, consiste na oferta a todos os interessados, membros das associadas e outros que o desejem, de um tempo de silêncio e oração, orientado por Mons. Luciano Guerra, sob o tema: Procura-te no silêncio. Encontra-te na oração!

INSCREVE-TE E PARTICIPA
Cartaz com informação completa >>>aqui<<<
Ficha de inscrição disponível >>>aqui<<<

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fazem anos em FEVEREIRO

Abrimos uma nova rúbrica no nosso blog para incluirmos a lista mensal dos aniversariantes. Estas listagens são possíveis porque atualizamos os nossos ficheiros mas se for detetada alguma irregularidade ou omissão de dados por favor colocar comentário à postagem ou enviar email para asel.seminario@gmail.com.
Parabéns aos aniversariantes!


Consulta a lista completa de fevereiro >>>aqui<<<

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia do Seminário de Resende_Festa de Nossa Senhora de Lourdes

 No passado dia 11 de Fevereiro, foi realizada a festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Seminário de Resende.
Aquando do acolhimento das famílias dos seminaristas, dos sacerdotes da diocese, membros da ASEL e outros convidados, deu-se a chegada de D. António Couto, novo bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, bispo emérito de Lamego, D. António Rafael, bispo emérito de Bragança-Miranda, Sr. Vigário Geral e Senhores Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de freguesia de Resende.
O Porto Canal, que fez a cobertura da festa, entrevistou alguns seminaristas, o Sr. Presidente da Câmara e o Sr. D. António Couto. Seguiu-se uma sessão solene, iniciada, com a recitação de um poema elaborado por um seminarista do 8º ano sobre Nossa Senhora. De seguida, o Sr. Vice Reitor deu as boas vindas a todos e o Sr. D. Jacinto fez a apresentação de D. António Couto que fez uma palestra sobre a nossa padroeira, apresentando vários ícones da sua vida que a ilustram como a bem-aventurada, a ouvinte atenta da Palavra de Deus, a mulher de olhar materno e a evangelizadora.
De seguida, celebrou-se a eucaristia presidida pelo nosso novo bispo e cantada pelo coro dos seminaristas.
O almoço foi o ponto seguinte do programa e, no fim, o Grupo de Danças e Cantares da Freguesia de Resende presenteou os convidados com uma animada atuação, onde os presentes foram convidados a participar.
O dia terminou com um jogo de futebol entre seminaristas e familiares.
                                                                                   Ilídio M. C. Ferreira
Mais fotos da festa >>>aqui<<<

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Igreja/Desporto: Padres portugueses vencem «europeu» de futsal

Título inédito chegou no desempate por penalties, contra a Croácia
Gyula, Hungria, 10 fev 2012 (Ecclesia) – Os padres portugueses venceram, esta quinta-feira, pela primeira vez, o Campeonato Europeu em Futsal para sacerdotes católicos, cuja sexta edição decorreu na cidade de Gyula, Hungria. Depois do empate no final do tempo regulamentar, os padres portugueses ganharam (4-3) à seleção da Croácia através da marcação de penalties, como relatou hoje à Agência ECCLESIA o padre Marco Gil, capitão da seleção.
A equipa nacional regressa hoje a Portugal, pelas 23 horas, tendo garantido um título inédito, após o segundo lugar na competição de 2011.
O próximo torneio decorrerá na Eslovénia.
O interesse desta notícia acentua-se pelo facto da Diocese de Lamego estar representada pelo Pe Amadeu Castro, pároco de Trevões, devidamente assinalado na fotografia.


























Para a notícia completa >>>aqui<<<

Seminário de Resende em Festa















O dia 11 de fevereiro é, para todos nós, um dia marcante de memórias e boas recordações porque é o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Dia de Festa, dia diferente dos outros dias do ano, onde comemorávamos, da capela ao refeitório, o dia do Seminário de Resende com muita animação e alegra.
Certamente, mudando-se os tempos e os intervenientes, o espírito será o mesmo e o nosso Seminário de Resende comemora amanhã o dia da sua padroeira.

Teremos um repórter no local para deixar aqui - para todos vós- uma notícia fiel das festividades, com reportagem fotográfica a acompanhar!

Para matar saudades!



Site do Seminário de Resende

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atualização de ficheiros e numeração de sócios

De acordo com o que foi deliberado na última assembleia geral a Direção da Asel está a trabalhar na organização e atualização das listas de associados de modo a proceder posteriormente à numeração dos mesmos, tendo em conta o critério já definido. Este trabalho é árduo devido ao facto de não constarem das atuais listas os dados essenciais e necessários à ordenação e identificação correta de alguns alunos e, por outro lado, à dificuldade de encontrar esses mesmos dados no arquivo do Seminário de Resende. O Presidente está a fazer tudo o que está ao seu alcance mas há ainda um número signidficativo de dados que permanece incompleto.
Ao consultar a lista em anexo poderás, por um lado, verificar se os teus dados estão corretos e, por outro, fornecer alguma pista ou informação que seja útil para completar os dados de outro colega.
Para o bem de todos e para que possamos cada vez mais e melhor dinamizar a nossa ASEL.
Em nome da Direção, desde já o nosso bem haja.
Consulta aqui a Lista de Associados


Para nós o teu endereço de email é muito importante. Com ele podemos estabeleçer contacto, estar em comunicação, em partilha e em "rede" com todos os colegas e amigos da ASEL. Se não recebes regularmente email's nossos e ainda não fazes parte desta rede envia-nos o teu endereço para asel.seminario@gmail.com