Entretanto, logo que nos seja possível disponibilizaremos uma versão de música com letra
Melodia pode ser ouvida aqui
Letra
 De 16 a 19 de abril de 2012 esteve reunida, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 179.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com a presença do Núncio Apostólico, Arcebispo D. Rino Passigato. Participaram também a Presidente e o Vice‑presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS).
De 16 a 19 de abril de 2012 esteve reunida, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 179.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com a presença do Núncio Apostólico, Arcebispo D. Rino Passigato. Participaram também a Presidente e o Vice‑presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Presidente da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS). Contamos com a presença de quem puder e tiver gosto em participar.
Contamos com a presença de quem puder e tiver gosto em participar. O presidente do Conselho Pontifício para a Família (CPF), organismo da Santa Sé, defende os modelos familiares tradicionais e o aumento do valor dado ao relacionamento entre as pessoas como caminhos de saída para a crise.
O presidente do Conselho Pontifício para a Família (CPF), organismo da Santa Sé, defende os modelos familiares tradicionais e o aumento do valor dado ao relacionamento entre as pessoas como caminhos de saída para a crise. Em 18 de Abril de 1952, em Vila Boa do Bispo, certamente ninguém diria que o recém nascido António José da Rocha Couto viria a ser o  Bispo de Lamego. Hoje, temos a Graça de o ter entre nós e a comemorar, pela primeira vez como Bispo de Lamego, o seu aniversário. Uma data redondinha a que se associam nas orações e nos votos de felicidades todos os fiéis da Diocese de Lamego e, naturalmente, os ex-alunos dos Seminários da nossa Diocese.
Em 18 de Abril de 1952, em Vila Boa do Bispo, certamente ninguém diria que o recém nascido António José da Rocha Couto viria a ser o  Bispo de Lamego. Hoje, temos a Graça de o ter entre nós e a comemorar, pela primeira vez como Bispo de Lamego, o seu aniversário. Uma data redondinha a que se associam nas orações e nos votos de felicidades todos os fiéis da Diocese de Lamego e, naturalmente, os ex-alunos dos Seminários da nossa Diocese.| 
BISPO | |
| Nome | António José da Rocha Couto | 
| Diocese | Lamego | 
| Data Nascimento | 18-04-1952 Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, Porto | 
| Data de Ordenação Presbiteral | 03-12-1980 | 
| Nomeações | 1963/10/02 - Entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova Os primeiros anos de sacerdócio foram vividos no Seminário de Tomar, acompanhando os alunos do 11.º e 12.º anos. No ano lectivo de 1981-1982 foi Professor de Religião e Moral Católica na Escola de Santa Maria do Olival, em Tomar. Em 1982 fez o curso de Capelães Militares, na Academia Militar, e foi nomeado capelão militar do Batalhão de Serviço de Material, do Entroncamento, e, pouco depois, também da Escola Prática de Engenharia, de Tancos. Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respectivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum. No ano lectivo de 1989-1990 foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Luanda. Regressou então a Portugal, e foi colocado no Seminário da Boa Nova, de Valadares, com o encargo da formação dos estudantes de teologia. É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano lectivo de 1990-1991. De 1996 a 2002 foi Reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares. Foi também Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova de 1999 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral da mesma Sociedade Missionária da Boa Nova, cargo que ocupou até à data da sua Ordenação Episcopal, em 23 de Setembro de 2007. Em 2004, João Paulo II nomeou-o como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos. É colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, tendo colaborado regularmente desde 2003, na sua qualidade de biblista. É autor dos seguintes livros: Até um dia (poemas) 1987; Raízes histórico-culturais da Vila Boa do Bispo (1988); A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo Testamento (tese de doutoramento), 1990; Como uma dádiva. Caminhos de antropologia bíblica, 2002 (2.ª edição revista em 2005); Pentateuco. Caminho da vida agraciada, 2003 (2.ª edição revista, 2005). E também autor de inúmeros artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas. Marca também presença habitual na Internet, no site www.boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia. A 06 de Julho de 2007 foi nomeado, pelo Santo Padre Bento XVI, como Bispo auxiliar de Braga. Recebeu a ordenação episcopal a 23 de Setembro desse mesmo ano no Seminário das Missões, em Cucujães. A 19 de Novembro de 2011, foi nomeado Bispo de Lamego, sucedendo a D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho que, no ano anterior, tinha completado 75 anos. | 

